EM PIRACICABA (SP) 26 DE NOVEMBRO DE 2021

Autonomia administrativa da região marcou o surgimento da Câmara

Piracicaba saiu da condição de Freguesia de Santo Antônio para Vila Nova da Constituição, o que possibilitou a criação da Câmara Municipal de Piracicaba, em 1822




Toque na imagem para aumentar

Sessão na Câmara de Vereadores de Piracicaba, em décadas passadas




A história da cidade e a conquista administrativa da Câmara Municipal de Piracicaba podem ser conferidas nos arquivos e documentos oficiais. Os registros estão inscritos em atas, preservadas e sob a guarda do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligados ao Departamento Administrativo, como por exemplo o registro da elevação do município de Freguesia de Santo Antônio para Vila Nova da Constituição, possibilitando a criação da Câmara Municipal de Piracicaba, em 1822.

O documento que garantiu a elevação da cidade de Freguesia à Vila faz parte de um livro que consiste em um compilado de manuscritos, tanto originais quanto cópias, que versam sobre a elevação, que ocorreu no dia 10 de agosto de 1822, e marcou o inicio da autonomia administrativa da região e a criação da Câmara Municipal de Piracicaba.

Este é um documento textual e manuscrito, de tamanho 21cm x 30cm, que tem como suporte o papel e que se encontra encadernado. A data da encadernação é de 21 de março de 1886, já a data de abertura do livro é de seis de agosto de 1822. Os documentos foram redigidos pelos escrivães do período e assinados por diferentes autoridades, como membros da Câmara e do povo de Piracicaba.

Dentre os aspectos gráficos é possível destacar que o manuscrito apresenta uma escrita humanística cursiva intermediária e que tem a letra dextrogira (inclinada à direita), como ângulo de escrita. O tamanho da letra é médio, com diferenciações que distinguem as minúsculas das maiúsculas.

ATA - A transcrição foi realizada linha a linha, seguindo as Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos, que oferecem diretrizes e convenções para a padronização das edições paleográficas. Na transcrição do documento a ortografia original foi mantida em sua íntegra, não sendo feita, portanto, nenhuma correção gramatical.

Optou-se por se desenvolver todas as abreviaturas, com acréscimos em grifo, os caudados foram transcritos como ss e s, as palavras que se apresentavam parcial ou totalmente ilegíveis, mas cujo sentido textual permitia a sua reconstituição, foram impressas entre colchetes, assim como as assinaturas em raso ou por extenso e rubricas foram transcritas em itálico.

A sigla Fl. representa a folha do livro, sendo o V a representação de verso e os números na lateral da transcrição fazem referência às linhas do documento original.

ACHADOS DO ARQUIVO - A publicação de parte do acervo do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligados ao Departamento Administrativo, integra a série "Achados do Arquivo", criada pelo setor de Documentação, em parceria com o Departamento de Comunicação Social, com publicações no site da Câmara, todas às sextas-feiras, como forma de tornar acessível ao público as informações do acervo da Casa de Leis.

 

Achados do Arquivo Documentação

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Anexos:
digitalização l02.pdf

transcrição lf02.pdf


Notícias relacionadas