EM PIRACICABA (SP) 15 DE JUNHO DE 2022

Autoridades, escolares e comunidade se integram em plantio na Itaiçaba

Recuperação de lagoa no distrito de Artemis contempla iniciativa de Josef Borges e União de Moradores, em evento que integra a Simapira 2022, no plantio de 100 mudas




Toque na imagem para aumentar

Autoridades, escolares e comunidade se integram em plantio na Itaiçaba

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Solenidade da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Piracicaba, em comemoração ao mês do meio ambiente (junho), transcorrido na manhã desta quarta-feira (15), às 9 horas reuniu autoridades, escolares e lideranças da comunidade no entorno da lagoa Itaiçaba, no bairro que também leva este mesmo nome, no distrito de Artemis, para o plantio de 100 mudas de árvores nativas. 

O ato solene integra a programação da Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba - 2022), realizado pelo vereador Josef Borges (Solidariedade), em conjunto com a Uni-Artemis (União para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito de Artemis), com o apoio do Viveiro de Mudas da Sedema (secretaria municipal de Defesa do Meio Ambiente) e do Rotary Clube de Piracicaba – Engenho.

Participaram do plantio aproximadamente 130 estudantes do distrito, das escolas municipais Deolinda Elias Cenedese, Professor Décio Miglioranza e da Escola Estadual Professor José Martins de Toledo, que apresentaram uma encenação referente à preservação das árvores.

O palhaço Sossego (Rogério Farias), conhecido por levar alegria quando é necessário discutir temas que falam de causas sociais e ambientais, também fez uma interação especial com as crianças durante o evento, além de participar do plantio. "Vocês serão os defensores da lagoa e, alertarão seus pais a como separar o papel, plástico e tudo o mais que é reciclável", disse. 

A presidente da Uni-Artemis, Márcia Cardoso falou em nome dos moradores, e na condição de professora, enfatizou sobre o aproveitamento que será possível do local. "Que este espaço seja usado para as aulas, em ações que farão a diferença em breve", disse.

A vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade É Sua abriu o ciclo de saudações na solenidade ao considerar as atividades em prol do meio ambiente, nos eventos da Simapira. Também se posicionou como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara. "Não é só plantar árvores e, sim destacar um ato simbólico na valorização da vida", disse a parlamentar. 

O presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera parabenizou a associação de moradores e o vereador Josef Borges pela iniciativa que consolida no projeto de recuperação da lagoa. "É uma declaração de amor em prol da natureza", disse o ambientalista, que ainda tentou mostrar às crianças que no ato de ajudar o passarinho e os animais, estamos ajudando a nós mesmos.

O presidente do Condema (conselho municipal de Defesa do Meio Ambiente), Luis Fernando Rebel Machado também parabenizou os organizadores do evento. "Plantar árvore é trazer saúde", disse. 

O diretor do Iplapp (instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Fábio Lazzerini considerou a origem do nome Itaiçaba, originário da língua dos índios, Tupi Guarani, em lugar que remete a rio de pedras. O geólogo também fez uma simbologia sobre o formato da terra, sintetizado numa bola de tênis e, encerrou suas explicações ao indagar sobre como surgiu o universo. Desenrolou uma fita de papel, de 30 metros, para mostrar as diferentes fazes da humanidade, após o big-bang, passando da era permiana, de 290 milhões de anos, até os dinossauros, 60 milhões, para finalmente, no final deste longo período ter aparecido o homem, que ocupa um pequeno espectro da existência. 

O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (PP) realçou a importância da recuperação da lagoa para a região de Artemis, o que demandará ajuda de todos. "Se tornará ponto turístico", parabenizou o vereador, com destaque à participação de escolares e a população local envolvida no processo de recuperação. 

O Rotary Clube de Piracicaba - Engenho, por intermédio de Pedro Schimit, acompanhado por Vitor Pires Vencovsky falou em nome da presidente Alessandra Bargietta, felicitando todo os envolvidos no projeto de recuperação da lagoa Itaiçaba, além de contribuir com esclarecimentos sobre a origem do nome da lagoa.

A diretora da Escola José Martins de Toledo, Luciana Christiano falou em nome de todas as diretoras presentes. "Ações como estas garantem sustentabilidade para as próximas gerações", disse. 

O vereador Josef Borges agradeceu a presença de todos, especialmente das crianças que participaram do plantio, além de citar o prefeito Luciano Almeida (União Brasil), "que não tem medido esforços para auxiliar este trabalho de recuperação da lagoa, que já passou a fazer parte das atividades desenvolvidas pela zeladoria de Artemis", disse Borges. 

O parlamentar ainda destacou o projeto de descentralização da gestão para otimizar os serviços públicos aos cidadãos. Além de agradecer o apoio da engenheira agrônoma, Clementina Rossini, do Viveiro de mudas, da Sedema e toda sua equipe que auxiliou no plantio. Borges ainda mencionou a parceria do Rotary Clube. 

Também estiveram presentes no evento e registraram manifestações captadas pela reportagem da TV Câmara: o prefeito Luciano Almeida, o representante do titular da Sedema (secretaria municipal de Defesa do Meio Ambiente), Alex Salvaia, Robson Willian, a diretora do Viveiro Municipal, Clementina Rossin e Luis Fernando, do Condema.

O deputado estadual Alex de Madureira (PL), que nasceu em Artemis, também acompanhou o ato solene e registrou a satisfação em acompanhar um projeto que traz referencial para a região, dado ao potencial turístico local.  

A aluna Julia Barros do Amaral (17 anos), do segundo ano A, da Escola José Martins de Toledo, também registrou sua alegria em participar do projeto de plantio. Já o morador há mais de 30 anos na região, José Carlos Cerqueira da Silva (51), eletricista, que reside bem em frente à lagoa, também mostrou gratidão pelo projeto em andamento, que vai revigorar o bairro. 

Os vereadores: Acácio Godoy (PP), Paulo Camolesi (PDT) e Thiago Ribeiro (PSC), também estiveram presentes no evento. Além do representante do comandante da Guarda Civil Municipal, Sidney Nunes, o subinspetor Canova. O secretário municipal de Cultura, Adolfo Queiróz foi representado pelo assessor Maurício. Além da presença da titular da Sema (secretaria municipal de Agricultura), Nancy Thame. E, Kelly Mônaco Coletti, representando o secretário municipal de Educação, Bruno Rosa.

PLANTIO - a expectativa é que estas mudas vão reflorestar uma parte da lagoa que já foi limpa pelos moradores. Eles retiraram com as próprias mãos as plantas aquáticas e a vegetação que encobria a lâmina d’água. O trabalho teve início em 2018 e conta com apoio da Prefeitura no transporte e destino adequado à vegetação. No ano passado, foram plantadas 21 árvores nativas e agora, com mais essas 100 mudas, um trecho de aproximadamente 300 metros será reflorestado. Foram plantadas pitanga, ipê, dedaleiro, cambará, tamboril, genipapo, angico, cereja do rio grande e outras espécies de árvores.

RESGATE DO HABITAT - Com o retorno da água na lagoa, aves e outros animais já retornaram a esse habitat. Moradores também têm pescado no local e até mesmo usam para prática de caiaque.

“Ao participarem ativamente das ações de recuperação e reflorestamento da lagoa, as crianças e suas famílias aprendem sobre meio ambiente, recursos hídricos a fauna silvestre e aquática e a flora, principalmente as árvores nativas da nossa região e a importância de manter a vigilância e adotar novas atitudes para evitar a degradação ambiental”, afirmou o vereador Josef Borges.

SIMAPIRA - a Simapira 2022 teve início no dia 2 de junho e celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado em 5 de junho. Durante todo o mês acontecem atividades alusivas à data. Diversos eventos vão acontecer até o dia 30 de junho. A Simapira é coordenada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal e Prefeitura de Piracicaba, instituições públicas e da sociedade civil.

 

 
Meio Ambiente Josef Borges

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas