EM PIRACICABA (SP) 25 DE OUTUBRO DE 2021

Câmara apoiará evento de prevenção ao câncer e diabetes

Realizado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e Associação dos Amigos do Diabetes, o Novembro Azul acontecerá no estacionamento da Câmara




Toque na imagem para aumentar

“Novembro Azul" será realizado no estacionamento da Câmara

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Depois de uma interrupção forçada em 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19, a campanha “Novembro Azul: um olhar azul para a vida” voltará a ser realizada em Piracicaba, desta vez, no estacionamento da Câmara Municipal, no dia 06 de novembro, das 8h às 12h.

Idealizado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e realizado em parceria com a Associação Amigos do Diabetes, o Novembro Azul é um dia de alerta dedicado à conscientização para a importância da prevenção do câncer de próstata e também do diabetes, uma doença silenciosa que, segundo dados do Ministério da Saúde, atinge cerca de 6% da população brasileira. Já o câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é diagnosticado em 1 a cada 9 brasileiros. No entanto, se tratado precocemente, as chances de cura podem ultrapassar os 90%.

Segundo o vereador Pedro Kawai, este ano o evento contará com a realização gratuita de exames de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), encaminhamentos médicos, aferição de pressão arterial e exames para a detecção de diabetes. Ele conta que também serão disponibilizados serviços como cortes de cabelo e atividades socioeducativas, com a distribuição de folhetos de orientação sobre as duas doenças.

“Cuidar da saúde também é coisa de homem”, comenta Kawai, que destaca a importância de os homens enfrentarem de vez essa questão que envolve preconceito e brincadeiras sobre a masculinidade. “Homem de verdade é aquele que se cuida para poder cuidar da família e envelhecer ao lado dela com qualidade de vida”, destaca. Ele lembra que o evento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância que tem a prevenção, não apenas para estas duas doenças, mas que essa prática seja uma constante na vida das pessoas.

Várias instituições públicas e privadas já confirmaram a adesão ao evento, como hospitais, redes de farmácias, laboratórios de análises clínicas, centros educacionais, clubes de serviço, entre outros.

Saúde Pedro Kawai

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Miromar Rosa - MTB 17.063

Notícias relacionadas