
Câmara aprova projeto de lei que beneficia pessoas com deficiência
Projeto atende a reivindicações da categoria, como reajuste inflacionário anual da tarifa, bandeira 2 em dezembro e aumento do tempo de uso dos veículos para 10 anos
Taxistas acompanharam primeira discussão do projeto que altera a regulamentação o serviço
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Por unanimidade, os vereadores aprovaram em primeira discussão, na 49ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (11), o projeto de lei nº 78/2023, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (Podemos), que promove alterações na Lei Municipal nº 2.387/1979, que regulamenta o serviço de táxi no município. De acordo com o autor, as mudanças são reivindicações antigas da categoria e resultarão em melhores condições de trabalho.
O Plenário aprovou o texto proposto em substitutivo de autoria da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação). O projeto estabelece, entre outras alterações, o reajuste anual automático da tarifa do serviço de táxi, com a correção do índice inflacionário. Além disso, fica estabelecida a bandeira 2 ao longo de todo o mês de dezembro para garantir um rendimento extra aos profissionais no fim do ano, que seria equivalente ao décimo terceiro salário dos trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Outra reivindicação da categoria contemplada pelo projeto é a ampliação do tempo de uso dos veículos de trabalho, de sete para 10 anos. Segundo Thiago Ribeiro, a medida é necessária principalmente após a pandemia, período em que os profissionais não puderam trabalhar e, com a redução da renda, estão com dificuldades para trocar de carro. “O projeto garante melhores condições de trabalho e mais direitos aos trabalhadores”, defendeu o autor.
Já o uso e instalação de identificador luminoso do veículo fica facultativo. O projeto ainda estabelece outros regramentos, como taxímetro em local de fácil visualização, regras de conservação dos veículos, de manutenção e higiene para garantir qualidade no atendimento aos consumidores do serviço.
“Este projeto é um ganho para esses trabalhadores, que têm a missão de transportar as pessoas com segurança e cuidado”, destacou a vereadora Rai de Almeida (PT), ao discutir o projeto. O vereador Gustavo Pompeo (Avante) lembrou que a categoria reivindica o reajuste da tarifa há sete anos e que o projeto representa uma conquista.
Por sua vez, o vereador Paulo Campos (Podemos) fez um apelo para que o Poder Executivo não vete o projeto. “É importante o diálogo neste momento para que o projeto seja sancionado e vire lei, dando condições para a categoria trabalhar com mais tranquilidade”, afirmou. Os vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, também discutiram a matéria e lembraram das lutas da categoria no período da pandemia. Já o vereador Acácio Godoy (PP), na declaração de voto, aproveitou para convidar os profissionais presentes para participarem das discussões sobre o Plano de Mobilidade Urbana, em tramitação na Casa.
O projeto ainda passará por segundo turno de votação na Câmara e, se for aprovado, será encaminhado para sanção pelo Poder Executivo.
Pavimentação – Na 49ª Reunião Ordinária, os vereadores ainda dedicaram quase uma hora para a discussão dos requerimentos 791/2023 e 792/2023, de autoria de Gustavo Pompeo, aprovados em regime de urgência, que questionam o Poder Executivo sobre serviços de pavimentação asfáltica nos bairros Alto da Boa Vista e Bosques do Lenheiro.
Ao todo, foram aprovadas 25 proposituras pelos vereadores. Confira, no vídeo, nesta página, a íntegra da 49ª Reunião Ordinária.
Câmara aprova projeto de lei que beneficia pessoas com deficiência
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Câmara aprova assistência técnica para habitação de interesse social
Vereador recebe vice-presidente da Associação das Mulheres
Reunião debate soluções para falta de energia no Jardim Elite
Vereador solicita demarcação de vaga para vans em frente à escola
Moção de aplausos homenageia 20 anos do Centro Cultural Martha Watts
Vereador se reúne com titular da Educação em escola de Ibitiruna
Dedetização é solicitada para diversos bairros de Piracicaba
Demandas de Santa Teresinha são apresentadas à Semozel
Vereador critica indicação do ministro da Justiça para vaga no STF
Câmara aprova Orçamento 2024, que prevê arrecadação de R$ 3 bilhões
Vereador destaca atendimento médico em unidades com horário estendido
Câmara vota desdobro e 5G em dia com reuniões à tarde e à noite
Vereador pede retirada de lixo e recapeamento em vias