Última reunião ordinária da Legislatura acontece nesta quinta-feira
Câmara aprova moção de aplausos a pesquisador da conservação florestal
Propositura do vereador Pedro Kawai (PSDB) homenageia Pedro Henrique Santin Brancalion, docente da Esalq/USP
Moção de aplausos a pesquisador é de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Durante a 76ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, na noite desta segunda-feira (9), os vereadores aprovaram a moção de aplausos 217/2024, do vereador Pedro Kawai (PSDB), que homenageia o professor Pedro Henrique Santin Brancalion. O docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) foi reconhecido internacionalmente como um dos pesquisadores mais influentes do mundo.
O reconhecimento ao professor Brancalion é baseado no levantamento divulgado pela consultoria britânica Clarivate Analytics no último dia 19, que elenca os cientistas mais citados globalmente ao longo da última década. A análise utilizou dados do índice de citações da plataforma Web of Science, complementados por estudos do Instituto de Informações Científicas (ISI) da Clarivate. A lista destaca 6.636 pesquisadores de 59 países e 21 áreas de pesquisa, e o professor figura entre os 14 cientistas brasileiros incluídos no ranking, sendo a USP a instituição com maior representação nacional.
Ao apresentar a moção, o vereador Pedro Kawai destacou o impacto do trabalho do professor para a ciência e para a visibilidade internacional de Piracicaba. “O professor Pedro Brancalion é um orgulho para nossa cidade. Sua inclusão nesse seleto grupo de pesquisadores demonstra o compromisso com a ciência de excelência, ao mesmo tempo em que projeta o nome de Piracicaba para o cenário global”, afirmou o parlamentar.
Brancalion integra o Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP, onde desenvolve estudos relacionados à restauração ecológica e conservação florestal. Seu trabalho tem recebido ampla visibilidade no meio acadêmico, refletido no volume significativo de citações em publicações científicas. Além do reconhecimento ao professor, a moção também enaltece a relevância da ciência brasileira no contexto mundial, apesar dos desafios enfrentados na área de pesquisa e inovação.
Notícias relacionadas
Prefeito veta Elevar para lazer e esporte de pessoas com deficiência
Vereador defende criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública
'Afro Black Day' integrará calendário oficial de eventos do município
"Mulheres em Contexto": Escola do Legislativo lança livro eletrônico
Quatro votos de congratulações são aprovados na 76° Reunião Ordinária
Vereador solicita reparos no bairro Água Branca
“Dia do Romeiro do Senhor Bom Jesus” entrará no calendário municipal
Vereador aponta falta de médicos na USF Itapuã I
Requerimento busca informações sobre serviços de limpeza urbana
Vereador solicita manutenção urgente em escola municipal
Autor de livro com história do XV de Piracicaba recebe moção da Câmara
Vereador solicita melhorias viárias no bairro Santa Rita
Câmara aprova inclusão do "Dia do Teatro" no calendário oficial
Câmara institui "Semana do Skate Solidário" no calendário oficial