EM PIRACICABA (SP) 25 DE NOVEMBRO DE 2022

Câmara aprova moção de repúdio a atos de ministro do STF

Votada em regime de urgência, moção motivou debate entre vereadores




Toque na imagem para aumentar

Moção de repúdio foi apresentada pela vereadora Ana Pavão (PL)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Com placar de 12 votos favoráveis e dois contrários, a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em regime de urgência, na 61ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (24), a moção 201/2022, de autoria da vereadora Ana Pavão (PL), de repúdio a atos do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes. A moção também foi assinada pelos vereadores Fabrício Polezi (Patriota), Gustavo Pompeo (Avante) e Paulo Campos (Podemos).

Na discussão da propositura, a autora da moção defendeu que os atos adotados recentemente pelo ministro seriam contrários à liberdade de expressão, como bloqueios de contas bancárias e determinações de suspensão de páginas nas redes sociais. Em aparte, o vereador Anilton Rissato (Patriota) lamentou a preocupação que as pessoas têm sentido em se manifestar com medo de serem punidas.

O vereador Paulo Campos avaliou que algumas decisões têm sido contra os direitos da população. Já o vereador Fabrício Polezi classificou que as atitudes seriam próprias de uma ditadura e que não estaria ocorrendo o equilíbrio do estado democrático de direito. O vereador Gustavo Pompeo criticou o que acredita ser uma inversão de Poderes, em que o Judiciário estaria agindo politicamente.

A vereadora Rai de Almeida (PT) divergiu dos colegas e apontou que, para ela, o ministro Alexandre de Moraes tem agido com coragem para combater atos que ela classifica como golpistas. Confira, no vídeo, nesta página, como foi a discussão da moção.

Legislativo Paulo Campos Ana Pavão Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas