Câmara rejeita convênio entre Patrulhamento Aquático da GCM e Marinha
Câmara aprova moção em homenagem à Santa Casa de Piracicaba
Hospital completa 170 anos com destaque para serviços ao SUS e educação
Vereador André Bandeira (PSDB)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na noite desta segunda-feira (25), durante a 72ª Reunião Ordinária, a moção de aplausos 204/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), em homenagem à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba pelos 170 anos de fundação.
Fundada em 25 de dezembro de 1854 pelo comerciante português José Pinto de Almeida, a Santa Casa é uma das instituições hospitalares mais tradicionais do Brasil, com raízes na tradição portuguesa dos hospitais de misericórdia, que moldaram a atenção hospitalar no país durante o período colonial e imperial.
Hoje, a Santa Casa ocupa uma área de 60 mil metros quadrados no centro de Piracicaba e se destaca como referência em saúde, com 335 leitos — mais de 80% destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) —, realizando uma média de 35 cirurgias diárias e 26 mil atendimentos por mês.
No texto da moção, o vereador André Bandeira ressalta que a Santa Casa “representa um pilar essencial da saúde pública, atendendo 337 mil pessoas por ano e oferecendo serviços de excelência em diversas especialidades”. A instituição ainda oferece Pronto Atendimento 24 horas e abriga o Hemonúcleo Regional.
André Bandeira enfatizou que a instituição atua também na educação e formação profissional, com campos de estágio para estudantes de diversas áreas e parcerias com iniciativas como o Projeto Educasus, que promove a educação à distância.
"A Santa Casa é reconhecida nacionalmente como uma instituição filantrópica de grande impacto social, cuja excelência é atestada pela certificação nível ouro e pelo reconhecimento da Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo como modelo para revitalização hospitalar", afirmou o vereador.
Com uma equipe de mais de 2.000 profissionais, a Santa Casa alia inovação e sustentabilidade, oferecendo assistência avançada por meio do plano Santa Casa Saúde e promovendo um Programa de Saúde Inteligente. "É uma instituição que não apenas atende, mas transforma a vida de milhares de pessoas todos os anos, consolidando-se como um verdadeiro patrimônio da cidade e da região”, concluiu André Bandeira.
A Moção de Aplausos, que homenageia a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba pelos 170 anos de fundação, será encaminhada ao Provedor, Dr. Alexandre Valvano Neto; ao Vice-Provedor, João Orlando Pavão; ao 2º Vice-Provedor, José Pino; ao 1º Secretário, Evandro Luiz de Almeida Haddad; ao 2º Secretário, Aldo Evandro Zullini; ao 1º Tesoureiro, Adilson Toniolo; e ao 2º Tesoureiro, Antônio Orlando Bertholdi Piacentini.
Notícias relacionadas
Novos locais de atendimento da Saúde são tema de audiência pública
Especialista em Harmonização Orofacial recebe voto de congratulações
Convênio entre Patrulhamento Aquático da GCM e Marinha volta à pauta
Audiência pública debate complexidades do saneamento básico no Brasil
Requerimento questiona o cumprimento de lei das calçadas ecológicas
Rua no Parque dos Laranjais é denominada de “Manoel Lino da Silva”
Vereadores analisam emendas ao projeto de lei que atualiza a LDO 2025
Vereador questiona atraso na entrega de materiais para associação
Requerimento busca informações do Programa de Assistência Domiciliar
Audiencia pública discute saúde e reestruturação de serviços
Moção reconhece jovem piracicabano premiado por descoberta astronômica
Escola do Legislativo debate relações étnico-raciais
Karateca recebe moções por campeonatos sul-americano e pan-americano
Câmara aprova projeto que institui 'Agosto Dourado'