Rua no Parque dos Laranjais recebe nome de “Manoel Lino da Silva”
Câmara aprova PL sobre estágio obrigatório na Administração municipal
Propositura aprovada em segunda discussão prevê possibilidade de cooperação com instituições educacionais para concessão de estágios obrigatórios para obtenção de diploma
Projeto de lei 130/2023 foi aprovado em segunda discussão durante a 56ª Reunião Ordinária de 2023, realizada na noite desta quinta-feira (5)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Os vereadores aprovaram na noite desta quinta-feira (5), em segunda discussão durante a 56ª Reunião Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Piracicaba, o projeto de lei 130/2023, do Executivo, que “autoriza a Administração Direta e Indireta do Município de Piracicaba a celebrar termo de cooperação com instituições educacionais, públicas e privadas, visando concessão de estágios obrigatórios para alunos regularmente matriculados nas referidas instituições de ensino”.
A propositura, antes de ir a plenário, havia recebido pareceres favoráveis da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR); da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas; e da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia.
De acordo com a justificativa do projeto de lei 130/2023, assinada pelo prefeito Luciano Almeida (PP), o estágio é entendido como uma estratégia que complementa o processo de ensino-aprendizagem, em que “a Prefeitura Municipal cederá o espaço para criação de cenários de práticas”.
A cooperação não abrange os estágios não obrigatórios, ou seja, é voltada somente àqueles estágios definidos no projeto do curso, cuja carga horária é requisito curricular para obtenção de diploma. Ainda segundo a justificativa, a cooperação “será de caráter não remunerado e, portanto, não irá acarretar ônus algum aos cofres públicos”.
A propositura é acompanhada de uma minuta de termo de cooperação a ser futuramente celebrado entre a Administração e as instituições de ensino, que traz as eventuais obrigações e responsabilidades das partes. Ela é igualmente regida pela Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes em todo o país.
“O presente não irá gerar quaisquer despesas ao orçamento municipal, não havendo qualquer tipo de repasse de recursos ou mesmo custeio de bolsa auxílio ou vale transporte aos estagiários”, traz a minuta.
“Essa atuação conjunta poderá contribuir com o aprimoramento dos procedimentos de atendimento da população piracicabana”, acrescenta Luciano Almeida no texto da justificativa que, na sequência, traz que, se realizado com profissionalismo, o estágio supervisionado “contribui para a ampliação do conhecimento do aluno, mas, principalmente, para a melhoria do serviço público, o qual contará com pessoas com qualificação teórica e interesse na realização dos trabalhos junto aos órgãos públicos”.
Notícias relacionadas
Câmara aprova "Programa de Oficinas Culturais e Esportivas"
Vereador aponta impactos após a extinção da EMDHAP
Câmara rejeita parecer contrário a PL que altera prêmio-assiduidade
Câmara aprova projeto que institui o Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Vereador pede informações sobre atendimento na USF Gran Park/Vida Nova
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Câmara aprova moção de aplausos para liderança religiosa
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Requerimento pede informações sobre ação judicial envolvendo o Semae
Moção celebra quatro décadas de empresa do setor metal-mecânico
Requerimentos solicitam dados sobre contratos entre Prefeitura e FIPE
Tribuna Popular: orador critica dificuldades enfrentadas por autistas
Câmara aprova ampliação de transporte para pessoas com deficiência
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025