EM PIRACICABA (SP) 24 DE JUNHO DE 2022

Câmara aprova reunião solene do “Dia Municipal do Kickboxing”

Projeto de decreto legislativo 30/2022 foi proposto pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) e aprovado durante a 27ª reunião ordinária.




Toque na imagem para aumentar

PDL 30/2022, que comemora o Dia do Kickboxing, é do vereador Pedro Kawai (PSDB)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Foi aprovado na Câmara Municipal de Piracicaba a reunião solene em comemoração ao Dia Municipal do Kickboxing, em uma iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do projeto de decreto legislativo 30/2022, votado na noite desta quinta-feira (23), durante a 27ª reunião ordinária. O evento será no dia 30 de novembro. 

Ao justificar a proposta, Kawai destaca que o kickboxing é frequentemente praticado com defesa pessoal, condicionamento física e como esporte de contato. “É considerada uma luta moderna”, acrescenta, “essa prática foi criada com base em outros tipos de origem asiática, mesclando alguns movimentos, como é o caso do karatê”, destaca o parlamentar. 

De acordo com a WAKO (Associação Mundial de Organizações de Kickboxing, na sigla em inglês), o esporte pode ser realizado em nível competitivo ou recreativo. Em 2021, o Comitê Olímpico Internacional anunciou o reconhecimento e filiação da WAKO como membro oficial após longo processo, que durou cerca de 25 anos. “Nos próximos eventos olímpicos, poderemos ter o kickboxing como modalidade de disputa e competição”, salienta o vereador Pedro Kawai. 

No Brasil, a modalidade é fomentada pela CBKB (Confederação Brasileira de Kickboxing) desde 1990, tendo sido fundada oficialmente em 1993 durante a realização do 3° Campeonato Brasileiro de Kickboxing, em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, com a finalidade de fomentar a prática da modalidade no País.

Mundialmente, o Dia do Kickboxing é celebrado em 30 de novembro. O dia entrou para a história quando, em 2018, em Tóquio, Japão, durante a reunião anual do COI, a modalidade foi oficialmente reconhecida e passou a fazer parte da família olímpica.

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas