EM PIRACICABA (SP) 22 DE FEVEREIRO DE 2021

Câmara Ciência: novo programa da TV Câmara estreia nesta quarta

Divulgar a ciência e promover o diálogo entre academia e sociedade são objetivos do programa




Toque na imagem para aumentar

Vera Iaconelli, psicanalista, é a primeira entrevistada do Câmara Ciência






A TV Câmara Piracicaba exibe, nesta quarta-feira (24), às 11 horas, a primeira edição do Câmara Ciência, a mais nova produção audiovisual da Casa. Com periodicidade semanal, o novo programa terá duração aproximada de 30 minutos e trará conversas com pesquisadores de diversas Universidades de nosso país.

Gravado de forma remota, por meio de aplicativo de videoconferência, o Câmara Ciência buscará explorar a diversidade analítica e os múltiplos olhares que a ciência pode lançar sobre determinado objeto. Neste primeiro momento, como pede a conjuntura, o foco principal é a pandemia do novo Coronavírus.

Com entrevistas coletadas desde o segundo semestre do ano passado, o Câmara Ciência já entrevistou psicanalistas, economistas, geneticistas, especialistas em trabalho, saúde e em muitas outras áreas do conhecimento.

Felipe Marchiori, Diretor do Departamento de TV Legislativa, ressalta que o projeto é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido por jornalistas, editores e estagiários da TV Câmara, ampliando a grade de programação e levando ao público conteúdo de alta qualidade. “É um programa que agrega muito à Câmara, abrindo espaço para que a comunidade científica possa divulgar não apenas suas pesquisas e projetos acadêmicos, mas também analisar temas que impactam diretamente na vida dos cidadãos”, destaca Felipe.

A primeira edição do Câmara Ciência, que vai ao ar na quarta-feira (24), traz uma conversa com a psicanalista Vera Iaconelli, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo – USP, diretora do Instituto Gerar de Psicanálise e Membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo, autora de diversos livros e colunista do Jornal Folha de S. Paulo, que falou, dentre outras coisas, sobre sofrimento psíquico na pandemia, sobre os desafios da educação remota e sobre o papel das redes sociais na formação dos sujeitos, nas relações interpessoais e no consumo.

As entrevistas são dos jornalistas Fábio Alvarez, Marcelo Bandeira e Rebeca Paroli Makhoul e a edição e design do programa são da estagiária Miriã de Campos. A produção é de Fernanda Micossi e a direção é de Felipe Marchiori. As imagens em estúdio, no primeiro programa, são do repórter cinematográfico Paulo Soares.

A programação da TV Câmara pode ser acompanhada, em tempo real, pelos canais 11.3 UHF da TV Aberta Digital, canal 4 da NET/Claro e 9 da Vivo, e também pelo Facebook e Youtube da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

 

Câmara

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas