EM PIRACICABA (SP) 17 DE SETEMBRO DE 2021

Câmara contempla medalhistas piracicabanos em olimpíada de astronomia

Proposituras de Pedro Kawai e André Bandeira destacam os piracicabanos: Alice Caparroz, Pedro Almeida, Felipe Gualhardo e Nathalia Damasceno, alunos do Metropolitano




Toque na imagem para aumentar

Câmara contempla medalhistas piracicabanos em olimpíada de astronomia

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Câmara Municipal de Piracicaba, na moção de aplausos 177/2021 e requerimento de congratulações 785/2021, propostas por Pedro Kawai e, moção de aplausos 165/2021, de autoria de André Bandeira, ambos vereadores do PSDB, parabenizam os piracicabanos: Alice Caparroz Estevam, Felipe Galhardo e Pedro de Almeida Leite Silva, pela conquista da Medalha de Ouro e, Nathalia Damasceno da Silva, com Medalha de Bronze, na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), realizada em abril deste ano. 

A entrega das honrarias ocorreu em ato solene, na manhã desta sexta-feira (17), às 10h30, nas dependências do ginásio do Colégio Metropolitano, onde os alunos estudam, localizado na Vila Rezende, mediante a presença de alunos, funcionários, professores e coordenadores, sob a direção escolar de Miriam Aparecida Adamoli de Morais, que agradeceu o reconhecimento da Câmara perante a conquista dos alunos, em ato que marca o pioneirismo do Colégio nesta modalidade. Também agradeceu a participação dos pais dos alunos e, principalmente dos coordenadores, ao abraçar a ideia desta participação que envolveu toda comunidade escolar. "É o fechamento de um ciclo que muito nos orgulha", reiterou a diretora se referindo aos contemplados, especialmente alunos do 9.º ano. 

O vereador Pedro Kawai falou da alegria em que a Câmara contempla os laureados, em conquistas que elevam a motivação para outros alunos. "Num país sem educação não se vai para lugar algum", disse o parlamentar ao também felicitar a equipe escolar que esteve à frente desta iniciativa pioneira no Colégio Metropolitano. 

O vereador André Bandeira também destacou a relevância da participação dos alunos, em conquistas que foram frutos de muita dedicação, com o envolvimento de pais e professores. "A evolução só pode acontecer pela valorização da educação", ponderou o parlamentar, que ainda discorreu sobre a importância da Câmara em reconhecer o mérito destes alunos. Além de vislumbrar o fortalecimento de novas gerações, onde estes jovens de hoje poderão serem os futuros governantes do país, em suas mais variadas atuações profissionais, como advogados, engenheiros e até adentrando ao universo político, como vereador, prefeito ou presidente. 

No teor das proposituras, Pedro Kawai e André Bandeira consideram que a OBA é realizada anualmente pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira), entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior, desde que por escolas de língua portuguesa.

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Os parlamentares também realçam que o Colégio Metropolitano participou pela primeira vez da OBA, com 28 alunos, divididos em dois níveis (3), destinado aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados, do 6º ao 9° ano (com a participação de 19 alunos) e o nível (4), destinado aos alunos do 1º ao 3º ensino médio (com a participação de 09 alunos).

"Os alunos tiveram um resultado maravilhoso: Alice Caparroz Estevam, 8º ano, nota 9,20, Medalha de Ouro, Pedro de Almeida Leite Silva, 9º ano, nota 8,40, Medalha de Ouro e Nathalia Damasceno da Silva, 8º ano, nota 7,40 Medalha de Bronze", relatou Pedro Kawai, em suas proposituras.

Já o vereador André Bandeira, na moção 165/2021, com destaca ao empenho de Felipe Galhardo Athanasio, na Medalha de Ouro, considerou a disposição do aluno frente aos seus objetivos. "Felipe realmente gosta e domina o conteúdo e conhecimentos aplicados na prova e é um garoto de ouro, dedicado e apaixonado por ciências e astronomia, conquistando a medalha de ouro", enalteceu o parlamentar.

Felipe Galhardo Athanasio, tem 13 anos, está no 7º ano do Ensino Fundamental, e conquistou a medalha de ouro, em nível 3, com conteúdos aplicados para alunos do 6º ao 9º ano do Fundamental II.

André Bandeira também observa que a OBA e a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.

O parlamentar esclarece que os jovens realizam uma avaliação de conhecimentos de astronomia e astronáutica e, as maiores pontuações/ maiores notas são classificadas em ouro, prata e bronze. "Logo, por toda sua dedicação e empenho é um orgulho para Piracicaba e merece o reconhecimento por essa conquista", pontua.

Cópias da moção são encaminhadas para a diretora do Colégio Metropolitano, Miriam Aparecida Adamoli de Morais e, aos coordenadores: Rogério Aparecido Batista e Kelly Cristina Bovi Ruiz Souza, aos professores e também colaboradores, Flávia Renata Bonse Maniero, Nilzo Cominetti Júnior e Vinicius de Oliveira Aversa.

 
André Bandeira Pedro Kawai Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas