EM PIRACICABA (SP) 22 DE NOVEMBRO DE 2021

Câmara contempla personalidades no Dia da Consciência Negra

Mais de 300 pessoas ocuparam o primeiro e segundo piso do Teatro do Engenho, na entrega de diplomas de Reconhecimento de Mérito e medalhas de Mérito Zumbi dos Palmares




Toque na imagem para aumentar

Câmara contempla personalidades no Dia da Consciência Negra

Crédito: Assessoria parlamentar


A Câmara Municipal de Piracicaba, por iniciativa do vereador Acácio Godoy (PP), promoveu reunião solene da Semana da Consciência Negra, em alusão ao líder negro libertário, Zumbi dos Palmares, reverenciado no dia 20 de novembro. O evento ocorreu no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, às 10h30 de domingo (21). Às 9h foi realizada a Missa Afro, conduzida pelo padre da Paróquia São Francisco Xavier, Celso Ricardo Garcia.

Mais de 300 pessoas prestigiaram os eventos, ocupando os dois pavimentos, andar térreo e piso superior. Autoridades, representantes de entidades e público em geral compareceram à solenidade, entre amigos e familiares dos 13 homenageados do dia. A solenidade ocorreu por força do requerimento 194/2021 e resolução 7/1999, além da lei municipal 3.994/1995.

Foram agraciados com o Diploma de Reconhecimento de Mérito: Alex Almeida da Silva (empresário), Alex de Sousa Jacinto (JD), Cristiane Berenice de Macedo Silva Ferreira (estudante de Fisioterapia), Haroldo Fernando Amaral (Advogado), Lazara Castorino - que completou 100 anos, Leia da Conceição Pereira de Souza (projeto Mais que vencedores), Marli Claudia Rodrigues (auditora de Enfermagem), Paulo Roberto de Oliveira Olavo (Cabelereiro), Robert Wagner Fernandes (técnico em sistema de Segurança Eletrônica) e Wanderley Costa (Teólogo).

A Medalha Zumbi dos Palmares foi entregue a Pedro Paulo Ananias Pio - primeiro negro piracicabano a se formar na Esalq -, Maria Sueli de M. Queiroz (coordenadora paroquial e capacitadora, com 32 trabalhos voluntários) e Thiago Assis Brito de Souza.

Na formação Diretiva da Mesa de Honra, além do vereador e autor da solenidade, Acácio Godoy, estiveram o prefeito Luciano Almeida (Democrata), o secretário municipal da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, o capitão PM Sol Magnus Nascimento Dal Flor dos Reyes, do 10º BPMI, que representou o Comandante Tenente Coronel Alexandre Luiz Bergamasco Pedro; o comandante da Guarda Civil Municipal, Sidney Nunes, o delegado de Polícia Civil, João Alexandre Vendramim, o jornalista Nuno Coelho, da secretaria de Justiça do Estado de São Paulo e Adney Araújo, comendador e presidente do Conepir (Conselho Municipal da Comunidade Negra de Piracicaba).

O evento também contou com a presença dos vereadores Paulo Campos (Podemos), Josef Borges (Solidariedade), e José Antonio Pereira, o Zezinho Pereira (Podemos).

O Comendador Adnei Araujo abriu o ciclo de saudações destacando o caráter especial da solenidade, referendando sua mãe, Dona Rosa, num momento de reflexão, em que o mundo parou, devido à pandemia da Coronavírus. E, citou uma das pessoas contempladas da noite, a Dona Lázara, nos seus 100 anos de vida. "Acredito que ela não viu isto", continuou Adney nas suas considerações sobre a importância da volta do novo normal, em função dos dois anos em que praticamente as grandes aglomerações de pessoas ficaram impedidas, onde as igrejas, incluindo as de matrizes africanas pararam, e "nem se podia ouvir mais os nossos tambores", concluiu.

O secretário municipal da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, destacou os 121 eventos já realizados no Teatro Erotides de Campos, só neste ano. Ele agradeceu os organizadores da solenidade, que evidenciou a comunidade negra piracicabana, também rendeu homenagens à atuação das pessoas que estão diretamente responsáveis pelo funcionamento do Teatro do Engenho.

O prefeito Luciano Almeida ressaltou a satisfação de participar do evento e, da felicidade em rever amigos, a exemplo do ex-presidente da Câmara, Antonio Messias Galdino e de Marilda Soares, dentre outras pessoas que se deslocaram até o Engenho Central para acompanhar a missa e solenidade especial em reverência à comunidade negra. "É um evento de porte, que homenageia a quem ajuda a construir o País", enfatizou o chefe do Executivo.

O autor da solenidade, vereador Acácio Godoy saudou e agradeceu a presença de todos. E, destacou o verdadeiro caráter do movimento negro, que se reverte nas ações diárias de cada um de nós. Além de enaltecer a jornada de cada homenageado da noite, que com suas caminhadas de lutas, recebem o justo reconhecimento pelas realizações em função de um mundo melhor para todos. Também destacou o caráter, a dignidade e outros valores a que devemos pautar nossas vidas.

A parte cultural do evento ficou a cargo do dançarino Nei Santos, em uma performance que remete à cultura dos Estados Unidos, no comportamento de gangs que se enfrentavam tendo como palco as ruas, com o universo da dança.

Pedro Paulo Ananias Pio falou em nome dos homenageados da noite, seguido da participação de Marli Claudia Rodrigues, que também fez agradecimentos em nome dos contemplados. Pio iniciou seu discurso falando daqueles momentos que parecem que não encontramos palavras para nos expressarmos numa condição ímpar. Assim, rebuscou a singeleza da expressão "muito obrigado", para tentar sintetizar a satisfação da feliz iniciativa do vereador Acácio, respaldado pelo Adney, nas homenagens conferidas. Também citou o amigo Antonio Messias Galdino.

Pio ainda fez uma breve retrospectiva, julho de 1971, após se formar como Engenheiro Agrônomo, pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), quando partiu de Piracicaba para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná e, somente agora retornar a Piracicaba, sendo que no tempo em que esteve longe daqui sentiu o quanto representa aquela estrofe do Hino de Piracicaba ao falar que ninguém entende o quanto sofre um filho ausente a suspirar por ti.

E, como mensagem final, Pio lembrou da época em que ainda cursava o científico, antigo colegial, no Sud Mennucci, tendo como professor o saudoso Bendito de Andrade, em orientações valiosas para a vida, a exemplo de qual caminho seguir, na figura emblemática de um trem ou um rio, ao passo que a trajetória do trem segue em linha reta, se valendo de viadutos ou tuneis para transpor as montanhas, pulando por estacas e outras construções, mas sempre seguir em frente, o que reveste em nossas conquistas.

Já quanto ao rio, a sua trajetória é diferente, porém, não perdendo o seu destino final, que é o mar e, mesmo que suas águas sejam desviadas pelos obstáculos, o seu leito principal se mantém e ele retoma seu objetivo, após os obstáculos e seguindo em frente, até o mar. 

Marli Claudia Rodrigues agradeceu em nome dos homenageados, reiterando que devemos ter a consciência de nosso papel perante a sociedade, traçando caminhos para bem servir a todos. Ela mencionou sobre a percepção do quanto já caminhou na vida, na disposição servir o próximo.

PRESENÇA - A solenidade foi acompanhada por Barjas Negri (prefeito de Piracicaba nas gestões 2005-2008, 2009-2012, 2017-2020), pastor Aléssio (Assembleia de Deus Madureira), Adilson de Abreu (Comendador), pastor João Batista da Silva (Assembleia de Deus Vida Nova), Martim Vieira Ferreira (diretor estadual do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo), Janete Silveira (Conselho da Comunidade Negra de Jaú), Vania Soares (professora, integrante da secretaria de Justiça e Cidadania), Cassio Marcelo Silveira (presidente da Associação das Escolas de Samba de Piracicaba), Elizete Aparecido Adão (professora, conselheira do Conepir e ligada ao Grupo de Capoeira Quilombo do Corumbataí).

Além de Carlos Fernando Lopes Abelha (ex-delegado da Polícia Federal), Pai Ronaldo Almeida de Xango (Comunidade de Umbanda Senhor Zé Moreno) e o Pai Guilherme (Comunidade João da Mata e Pai Benedito); Sérgio Luiz de Souza (representando a Secretaria de Igualdade Racial do Sindicato dos Funcionários Municipais de Piracicaba, Lia Mara de Oliveira (presidente do Conselho da Mulher de Piracicaba), Marilda Soares (coordenadora geral da educação, Secretaria Municipal de Educação) e José Luiz Teodoro (presidente interino da Sociedade Beneficente Treze de Maio).

Paulo Camolesi Paulo Campos Zezinho Pereira Acácio Godoy Josef Borges Homenagem

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas