EM PIRACICABA (SP) 05 DE MAIO DE 2022

Câmara Convida destaca reforma de órgão de tubos da Igreja Catedral

No programa desta sexta-feira (6) também foi entrevistada a atriz Eva Prudêncio, que atua na organização da I Mostra Preta Periférica de Teatro




Toque na imagem para aumentar

Câmara Convida vai ao ar nesta sexta-feira (6), a partir do meio-dia, na TV Câmara

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O programa Câmara Convida recebe, nesta sexta-feira (6), a partir do meio-dia, o arquiteto Thiago Torina, especialista em patrimônio cultural, para detalhar o processo de tombamento do órgão de tubos instalado, desde 1967, na Igreja Catedral de Santo Antonio. Na oportunidade, ele também explicou os detalhes técnicos do instrumento que foi construído em 1943 pelo alemão Guilherme Berner. 

“Ele foi instalado aqui na cidade coincidentemente no ano do bicentenário de Piracicaba”, lembrou Torina. A vinda do instrumento para a Igreja Catedral ocorreu depois de uma grande explosão em um gasômetro próximo ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro do Valongo na cidade de Santos, para onde foi construído originalmente, e que teve de ser demolido. 

“O tombamento envolve diversos aspectos técnicos e históricos, por isso precisamos fazer uma pesquisa com diversos documentos que contribuam para precisar as características deste órgão de tubos”, explicou Torina, que é membro da Comissão de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese de Piracicaba. 

A vinda do órgão de tubos para a Piracicaba foi viabilizada pelo segundo bispo diocesano da cidade, Dom Aniger Maria Melillo, e na época o pároco da Catedral, padre Otto Dana, foi um dos entusiastas da instalação do patrimônio. 

SEGUNDO BLOCO – O Câmara Convida também recebeu a atriz Eva Prudêncio, que participa da organização da I Mostra Preta Periférica de Teatro, que acontecerá entre os dias 12 a 15 de maio. “O nosso objetivo é mostrar toda a linguagem e poesia de resistência do povo preto de Piracicaba”, enfatizou Eva, ao destacar que o evento reúne parceiros como Casa do Hip Hop, Vila África e Barranco Cultural. 

“Queremos abordar a construção de um pensamento político sobre a negritude, favorecer a expansão de sua representatividade e a possibilidade de ampliar a difusão da consciência da luta do povo negro”, acrescentou.

O programa Câmara Convida vai ao ar pela TV Câmara nos canais 11.3 em sinal aberto, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo/Fibra, com retransmissão nas mídias sociais oficiais do Legislativo, no Facebook e Youtube, e no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br.


PROGRAMAÇÃO – I MOSTRA PRETA PERIFÉRICA DE TEATRO
12/05 – Quinta-feira
19h: abertura, no SESC Piracicaba.
20h15: espetáculo adulto “Macacos” (Mediação Coletivo Coisa Preta), no SESC.

13/05 – Sexta-feira
15h: “O Sopro de Caiumba, para todos aqueles que vieram antes de Nós...” (mediação Coletivo Coisa Preta), na Vila África (escola Jaçanã).
19h: Palestra com o ator Felipe Menezes, Casa do Hip Hop.
20h30: Encontro sobre Ancestralidades
22h: Espetáculo adulto (Sessão Maldita): “Aguaceiro”, na Casa Hip Hop.

14/05 - Sábado
09h: Rota Afro.
10h: Espetáculo: “Zuri e o Pé de Dendê”, em frente à igreja São Benedito.
12h: Atividades artísticas no Quilombo Corumbataí.
15h: Espetáculo infantil “O Sopro de Caiumba, para todos aqueles que vieram antes de Nós... “, no Barranco Cultural.
17h45: Bate-papo com Zezé Motta, no Sesc Piracicaba
22h: Espetáculo adulto (Sessão Maldita): “Andarilho Homem Macaco”, Casa do Hip Hop.

15/05 - Domingo
13h: Leitura Dramática online, com as atrizes Eva Prudêncio e Mayra Kristina.
15h: Oficina: Beleza Preta, na Vila África.
18h: Encerramento: espetáculo “A Grande Dama”, Barranco Cultural.

Câmara

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas