EM PIRACICABA (SP) 16 DE AGOSTO DE 2022

Câmara disponibiliza fotos da abertura da Galeria dos Ex-presidentes

Galeria com os quadros dos ex-presidentes foi inaugurada em 1981, na solenidade de aniversário da cidade




Toque na imagem para aumentar

Artistas locais pintaram os quadros dos ex-presidentes

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A Câmara Municipal de Piracicaba lançou, nesta terça-feira (16), o arquivo digital com as fotografias do evento de inauguração da Galeria dos Ex-presidentes, em 1981. São 54 itens documentais que podem ser visualizados no sistema Atom, disponível no site da Câmara. O levantamento foi feito pela equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Casa e pode ser consultado neste link.

De acordo com a chefe do setor, a arquivista Giovanna Fenili Calabria, a inauguração da galeria ocorreu na solenidade de aniversário de Piracicaba, em 1º de agosto de 1981. Na ocasião, a galeria ficava em outro lugar do prédio da Câmara. Atualmente, os quadros estão dispostos no hall do Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, com as pinturas de 30 ex-presidentes, de legislaturas desde 1948.

A galeria foi idealizada pelo ex-vereador Geraldo Carvalhães Bastos, que presidiu a Casa entre os anos 1962 e 1963, ainda no antigo prédio. “Em 1981, já na atual sede do Poder Legislativo, a ideia foi padronizar a galeria com a pintura dos quadros, como forma de também prestigiar o cenário artístico de Piracicaba, com cada ex-presidente sendo retratado por um artista local”, explicou a arquivista.

Os ex-presidentes vivos participaram do evento de inauguração e foram fotografados com os artistas responsáveis pelos quadros. Com o auxílio do ex-presidente Antônio Messias Galdino, o Setor de Documentação conseguiu identificar dois artistas que aparecem nas imagens – Archimedes Dutra, que retratou o ex-presidente Antônio Messias Galdino, e Alberto Thomazi, que pintou o quadro do ex-presidente Rubens Leite do Canto Braga. Com a disponibilização das fotografias do evento no sistema para o público em geral, o setor espera que os outros artistas também possam ser identificados.

A montagem do arquivo contou com a colaboração das arquivistas Giovanna Calabria e Dayane Soldan, dos estagiários Gabriel Tenório Venâncio, Vanusa Bugin e Brenno Monteiro, da agente legislativa Michelle Santin Pecorari e do escriturário Bruno Dinoné. A chefe do Departamento Administrativo e de Documentação é Milena Petrocelli Furlan Dionísio.

Lançado em junho, o sistema Atom já reúne 890 itens documentais históricos publicados de forma digital, como fotografias, documentos e imagens de objetos que fazem parte do arquivo histórico da Câmara.

Achados do Arquivo Documentação

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas