EM PIRACICABA (SP) 21 DE MAIO DE 2021

Câmara estabelece critérios para a realização de reuniões e audiências

Ato da presidência traz os critérios para expediente dos gabinetes e departamentos e do oferecimento de cursos pela Escola do Legislativo




Toque na imagem para aumentar

Reuniões ordinárias voltam a ser realizadas às segundas-feiras e quintas-feiras, com início às 19h30

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


As reuniões ordinárias, extraordinárias e solenes e as audiências públicas realizadas pela Câmara Municipal de Piracicaba têm novos critérios desde a última quinta-feira (20), com a publicação do ato da presidência 12/2021. Assinado pelo presidente da Casa, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), o documento define a retomada gradual das atividades legislativas e administrativas no período de enfrentamento à Covid-19, incluindo o funcionamento dos departamentos, gabinetes, sala de reuniões e a Escola do Legislativo Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon.

O ato prevê que as reuniões ordinárias sejam realizadas às segundas-feiras e quintas-feiras, com início às 19h30. A exemplo do que ocorre desde maio do ano passado, apenas o presidente permanece no plenário Francisco Antonio Coelho e os demais parlamentares participam, por videoconferência, de seus gabinetes ou residências, por meio do SDR (Sistema de Deliberação Remoto). A primeira ordinária neste formato já foi realizada nesta quinta-feira, data de início da vigência do ato 12/2021. Entre 12 de março e o último dia 17, as reuniões da Câmara estavam ocorrendo de forma extraordinária, quando convocadas pelo presidente, por força do requerimento 5/2021.

Ainda sobre as reuniões ordinárias, o documento estabelece que o expediente fica condicionado à leitura bíblica e entrada das matérias. As reuniões extraordinárias também podem ser convocadas, conforme previsto no Regimento Interno da Câmara, mantendo o SDR. Nos dois casos, as discussões das matérias da Ordem do Dia e os pronunciamentos dos parlamentares terão o tempo máximo de 15 minutos, conjuntamente, para projetos, emendas e pareceres; até 10 minutos, conjuntamente, para moções e requerimentos; até cinco minutos pela liderança e até dois minutos, facultado aos líderes, para encaminhamento de votação e orientação das bancadas.

A tecnologia SDR também deverá ser adotada para as reuniões solenes, em que podem ser utilizadas também outros meios de comunicação à distância disponibilizados pelos serviços de tecnologia da informação. As audiências públicas devem ser realizadas no formato semipresencial. A recomendação para as reuniões das comissões permanentes é que o funcionamento também seja por comunicação à distância de seus membros, salvo quando houver motivo justo para a reunião presencial. As comissões temporárias contarão com estrutura de trabalho estabelecida entre os membros nomeados e a presidência da Câmara, respeitando os protocolos de segurança para enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O ato cita que a Escola do Legislativo deve promover as atividades de forma virtual ou de maneira semipresencial, neste caso com número limitado de pessoas, de acordo com a capacidade física e a dimensão do ambiente a ser utilizado, respeitando o distanciamento recomendado entre os participantes e os protocolos. O texto cita que o calendário da Escola é delimitado a temas inadiáveis.

O expediente dos gabinetes será das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, com capacidade máxima de 50% e o atendimento presencial de um cidadão por vez. Para os assessores, o ato mantém o trabalho com alternância de comparecimento e o teletrabalho, procedimento que também deve ser seguido para o funcionamento dos departamentos. As demandas que necessitarem de atendimento externo pelos vereadores devem ser comunicadas aos departamentos com antecedência mínima de 48 horas. Já a sala de reunião Valter Ferreira da Silva terá ocupação máxima de 15 pessoas.

 
Câmara Escola do Legislativo Legislativo André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales Sergio da Van

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas