EM PIRACICABA (SP) 26 DE OUTUBRO DE 2021

Câmara integra Aliança de Lideranças pela Ação Climática

O acesso a ferramentas práticas para facilitar a ação parlamentar pelo clima é um dos potenciais benefícios oriundos desta aprovação




Toque na imagem para aumentar

A vereadora Silvia Morales

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade É Sua, foi convidada para participar da 2ª Edição do Gabinete de Inovação – Intercâmbio de Práticas Legislativas - durante o primeiro semestre deste ano, cuja temática foi denominada de “Um Olhar Local para o Clima”. Vários encontros e palestras foram realizadas durante os primeiros meses do ano e a certificação dos participantes aconteceu em setembro.

Segundo Silvia, o Gabinete de Inovação é uma iniciativa do Instituto Update e Pacto pela Democracia, que nesta edição contou com o apoio da Base Lab, Clima de Eleição, Instituto Clima e Sociedade, Legisla Brasil, Purpose e Rede de Ação Política pela Sustentabilidade.

A vereadora afirma que tem compromissos com uma agenda climática desde o período da campanha eleitoral de 2020, quando participou do curso “Mudanças Climáticas e Cidades”, realizado pelo “Clima de Eleição”. Foi uma iniciativa da sociedade civil independente e suprapartidária, com o objetivo de balizar ações climáticas junto aos poderes públicos em todos os níveis de governo, além de internalizar, transversalizar e capilarizar a agenda climática na política institucional brasileira.

Silvia Morales destaca os potenciais benefícios desta conquista, entre eles: Capacitação continuada para apoiar a equipe do gabinete no trabalho parlamentar; ferramentas práticas para facilitar a ação parlamentar pelo clima; acesso à base de dados de políticas públicas climáticas nacionais; visibilidade das ações do Mandado Coletivo pelo clima nas redes sociais; apoio técnico com demais demandas relacionadas ao trabalho pela ação climática e troca de experiências com outras lideranças engajadas pela ação climática.  

Numa análise sobre a sua atuação, a vereadora diz que ”as trocas de experiências entre os participantes e os facilitadores permitiram a aproximação do Mandato Coletivo das instituições estratégicas, como o Coletivo Delibera Brasil". “Os desafios para implementação da agenda climática localmente são grandes. No entanto, existem inúmeras oportunidades por meio de parcerias para execução de projetos e ações”, comentou Silvia Morales.

Essa aproximação, como explica a vereadora Silvia, gerou uma comunicação contínua, que resultou na organização do evento “Minipúblico e a Agenda Climática de Piracicaba”, realizado em setembro pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba em parceria com o Mandato Coletivo, o Delibera Brasil e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), com participações de representantes da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas (Comclima) e da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

A vereadora enfatiza que, de maneira simples, o minipúblico é uma ação de participação popular para aprender e discutir um determinado assunto. A partir de consensos, delibera-se recomendações de ações pertinentes a alguma política pública. Na prática, envolve a deliberação cidadã e o sorteio cívico. Neste semestre, o Mandato Coletivo participou ainda do curso “Clima para Vereanças Brasileiras”, sendo aprovado para integrar a Comunidade Mandatos-C, que corresponde à Aliança de Lideranças do Legislativo pela Ação Climática. A Aliança é uma rede composta por 34 gabinetes de câmaras municipais, 50% feminina, em 31 municípios, 12 estados e em todas as regiões do Brasil.

Meio Ambiente Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Miromar Rosa - MTB 17.063

Notícias relacionadas