EM PIRACICABA (SP) 19 DE JULHO DE 2021

Câmara irá homenagear mulheres negras, latino-americanas e caribenhas

Marcada para o dia 23 de julho, solenidade irá homenagear duas personalidades de Piracicaba




Toque na imagem para aumentar

Reunião solene comemora "Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha"

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Instituída pelo decreto legislativo 11/2017, a reunião solene em comemoração ao "Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha" irá homenagear a assistente social e ativista Jandira da Costa Assis, e uma das fundadoras do Movimento Negro de Piracicaba, Maria Aparecida de Araújo. A solenidade será realizada no dia 23 de julho, sexta-feira, às 14h, no Plenário Francisco Antônio Coelho, com transmissão pela TV Câmara e redes sociais da Câmara.

Os vereadores Silvia Morales, do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV), Acácio Godoy (PP), Alessandra Bellucci (Republicanos), Ana Pavão (PL) e Rai de Almeida (PT) são os autores da homenagem, aprovada por meio do requerimento 35/2021. Os vereadores irão participar da solenidade no plenário ou em seus gabinetes, os familiares de Maria Aparecida de Araújo acompanharão o evento de suas casas e a homenageada Jandira da Costa Assis assistirá via plataforma Zoom. Na reunião solene, a atriz Eva Prudêncio irá declamar o poema “Me Gritaram Negra”, da poeta Victoria Santa Cruz.

AS HOMENAGEADAS - A piracicabana Jandira da Costa Assis sempre se dedicou em prol das pessoas que mais precisam, tendo realizado, durante sete anos, trabalho voluntário na Associação Corrente Solidária. Ela também é voluntária na Capela São Paulo Apostolo, do bairro IAA, auxiliando nos cuidados das famílias mais carentes e desamparadas.

A homenageada é assistente social, formada nas Faculdades Integradas Maria Imaculada. Jandira dedica-se há 31 anos à Escola Municipal Dona Maria Guilhermina Lopes Fagundes, localizada no Centro de Piracicaba. Em 2019, quando a escola completou 60 anos, Jandira da Costa esteve entre as homenageadas pela Câmara Municipal.

Ativista do movimento negro de Piracicaba, Jandira da Costa tem uma grande participação na política de ações afirmativas e em eventos realizados na cidade. Anualmente, ela realiza sua tradicional feijoada familiar “Orgulho Negro”, que faz parte do Calendário do Movimento Negro Piracicabano.

Maria Aparecida de Araújo nasceu em 8 de setembro de 1954, em São Paulo, e faleceu no dia 10 de março de 2021, em Piracicaba. Formada em Administração de Empresas pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), ela fundou na década de 70, em parceria com outros nomes, o Movimento Negro em Piracicaba.

Figura presente nas rodas de samba, Maria Araújo valorizava e apreciava a cultura piracicabana, em especial a música e os artistas negros da cidade. 

No final dos anos 70, a convite de Alceu Righetto, trabalhou como programadora no Teatro Municipal de Piracicaba e nas exposições do hall da casa de espetáculos. A homenageada também trabalhou no Salão Internacional de Humor. Era crítica à ditadura militar que assolou o Brasil entre os anos de 1964 a 1985 e se definia como uma mulher antifascista.

A população poderá acompanhar a solenidade pela TV Câmara, nos canais 11.3 em TV aberta (sinal digital), 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, com retransmissão nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e Youtube.

Mulher Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas