EM PIRACICABA (SP) 18 DE ABRIL DE 2022

Câmara questiona enterramento de trilhos de trem no pátio da Sema

Requerimento de urgência questiona propriedade dos trilhos e averiguação da natureza histórica do material




Toque na imagem para aumentar

Em outro requerimento de urgência, Sema é questionada sobre atendimento de demandas encaminhadas pela Câmara

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




O enterramento de trilhos ferroviários no pátio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) foi alvo de discussão entre os vereadores, durante a realização da 11ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, nesta segunda-feira (18). O debate resultou na aprovação, em regime de urgência, do requerimento 301/2022, de autoria dos vereadores Laércio Trevisan Jr (PL) e Wagner de Oliveira, o Wagnão (Cidadania).

No documento, os vereadores questionam a realização do serviço pela Sema, que teria ocorrido há cerca de 90 dias, com o enterramento dos trilhos e também do material que formava a ponte que existia na Rua Benjamin Constant. Eles questionam a propriedade do material e se foi averiguada a possibilidade de pertencerem ao patrimônio histórico do município.

Trevisan e Wagnão também são os autores do requerimento 302/2022, aprovado da mesma forma, em regime de urgência, que questiona o atendimento das demandas encaminhadas pela Câmara para a Sema, especialmente no que diz respeito à manutenção das estradas rurais da cidade.

Outros requerimentos - A reunião legislativa contou ainda com a aprovação de outros dois requerimentos em regime de urgência, o 298/2022, de autoria do vereador Paulo Campos (Podemos), que concede voto de congratulações; e o 299/2022, de autoria dos vereadores André Bandeira (PSDB), Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo “A cidade é sua”, e Zezinho Pereira (União), que solicita informações sobre o aumento da taxa da limpeza urbana.

Também foram aprovados outros 24 requerimentos, que questionam o Poder Executivo sobre alvarás de ginásios públicos, trânsito, saúde, estacionamento rotativo, mato alto, construção de edificação em área de lazer, mudança da Secretaria de Obras, revitalização de espaços esportivos e de lazer, reforma em rampa de teste, asfalto, além de votos de congratulações. Entre os requerimentos, também foram aprovados dois pedidos de suspensão de reuniões ordinárias para a discussão de temas e a realização de audiência pública para discutir procedimentos adotados no registro público de empreendimentos imobiliários na cidade.

Demais proposituras - Os vereadores ainda aprovaram dois projetos de decreto legislativo, um de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), que estabelece as atividades em comemoração ao dia da favela, além de uma concessão de título de cidadã piracicabana, do vereador Thiago Ribeiro (PSC). Foram aprovadas também três moções de aplausos e seis projetos de lei em segunda discussão, que tratam de denominações de espaços públicos. Ao todo, foram apreciadas 39 proposituras.

Da Tribuna Popular, participaram três oradores: Marcelo Rosa Ferreira, que falou sobre sustentabilidade e bem-estar social; Daniela Franco, a respeito da dificuldade do dia a dia com filho deficiente; e José Antonio Fernandes Paiva, sobre o projeto de lei 80/2022, de autoria do vereador Ary Pedroso Jr (Solidariedade) e outros vereadores, que trata da reposição dos dias de greve pelo funcionalismo municipal.

As sessões da Câmara podem ser acompanhadas, ao vivo, a partir das 19h30, pela TV Câmara (nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra), no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube) e pela Rádio Câmara Web. A Rádio Educativa 105,9 FM inicia a cobertura às 20h.

 

 
Reunião Ordinária Institucional André Bandeira Ary Pedroso Jr Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Paulo Camolesi Paulo Campos Pedro Kawai Rerlison Rezende Valdir Marques Wagner Oliveira Zezinho Pereira Cassio Luiz Alessandra Bellucci Acácio Godoy Ana Pavão Josef Borges Thiago Ribeiro Gustavo Pompeo Rai de Almeida Anilton Rissato Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas