EM PIRACICABA (SP) 03 DE MAIO DE 2022

Câmara rejeita convocação de secretários para debater educação

Requerimento convocava procurador-geral e secretários de Finanças e de Educação para prestar esclarecimentos




Toque na imagem para aumentar

Objetivo seria questionar os secretários sobre o cardápio da merenda escolar e sobre as reformas a serem feitas nas escolas municipais

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




A Câmara Municipal de Piracicaba rejeitou, durante a 14ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (2), a realização de audiência pública para debater assuntos relacionados à educação pública municipal. O requerimento 318/2022, de autoria dos vereadores Zezinho Pereira (União), Acácio Godoy (PP), Paulo Campos (Podemos) e Thiago Ribeiro (PSC), convocava o procurador-geral do município, Guilherme Monaco de Mello, o secretário municipal de Finanças, Artur Costa Santos, e o secretário municipal de Educação, Bruno Cesar Roza, para prestar esclarecimentos. O objetivo seria questionar os secretários sobre o cardápio da merenda escolar e sobre as reformas a serem feitas nas escolas municipais.

O vereador Zezinho Pereira (União) justificou que a audiência pública era um desejo de pais e mães de alunos e que seria uma oportunidade para o secretário de Educação prestar explicações. Já o vereador Laércio Trevisan Jr (PL) encaminhou voto contrário ao requerimento. “Não se pode fazer política barata com educação séria, é preciso pensar qual a razão que os diretores não tomaram uma atitude”, afirmou.

O requerimento acabou rejeitado com 10 votos contrários e oito favoráveis. Ao justificar o voto favorável, o vereador Zezinho Pereira (União) voltou a usar a Tribuna e comentou que a realização de audiência pública está prevista no Regimento Interno da Câmara. “Eu gostaria de deixar aqui registrado que nós votamos para fiscalizar a qualidade da merenda e a qualidade das escolas destruídas. Nós votamos aqui a favor do povo e das crianças que vão na escola para comer porque não tem comida nas casas”, disse.

Na justificativa de voto favorável ao requerimento, o vereador Acácio Godoy (PP) confirmou o recebimento de denúncias sobre a qualidade da merenda. “Quando esse secretário chegou essa pauta já existia”, colocou. “Não estou fazendo politicagem e o que eu falo aqui eu vi e fiz o trabalho de fiscalizar. Eu sou crítico mas não posso faltar com a verdade. Estão faltando itens, sim”.

O vereador Cássio Luiz (PL) também lamentou a rejeição do requerimento. Ele disse que também visitou algumas escolas e constatou problemas, como falta de alimentos e de material, além de serviços de manutenção, mas não foi atendido pelo secretário de Educação. Confira, nesta página, o vídeo com a discussão do requerimento.

Reunião Ordinária Institucional Laércio Trevisan Jr Paulo Campos Zezinho Pereira Cassio Luiz Acácio Godoy Thiago Ribeiro

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas