EM PIRACICABA (SP) 12 DE AGOSTO DE 2021

Câmara terá fórum permanente para discutir educação com a sociedade

Reunião ordinária também teve a manifestação de vereadores crítica ao governo paulista contra a operação de pedágios no entorno de Piracicaba.




Toque na imagem para aumentar

Vereadores reuniram-se no plenário da Câmara na noite desta quinta-feira

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




A criação, pela Câmara Municipal de Piracicaba, do "Fórum Permanente de Educação" abrirá novo espaço, dentro do Legislativo, para a discussão com a sociedade sobre os temas que envolvem os rumos do ensino em Piracicaba. A ideia é promover o diálogo conjunto entre os segmentos público e privado, os setores patronal e de trabalhadores, a área de pesquisa e toda a população.

Integrarão o fórum vereadores, representantes das secretarias municipal e estadual de Educação, servidores de ambas as redes e membros de conselhos relacionados à área, entre outras pessoas. A iniciativa de criar o colegiado partiu dos vereadores Silvia Morales (PV) e Thiago Ribeiro (PSC), autores do projeto de decreto legislativo 1/2021, aprovado em discussão única nesta quinta-feira (12), na 22ª reunião ordinária.

Outras dez proposituras foram deliberadas na sessão, entre elas uma em regime de urgência: a moção de aplausos 148/2021, de apelo para que o governo paulista conceda isenção aos moradores de Piracicaba, São Pedro, Santa Maria da Serra e Charqueada que trabalham ou estudam em uma dessas cidades em relação às tarifas cobradas nos pedágios da concessionária Eixo instalados na região e recentemente colocados em funcionamento.

A propositura, apresentada por Fabrício Polezi (Patriota), motivou a manifestação de vereadores ao microfone. Rai de Almeida (PV), Paulo Campos (Podemos), Rerlison Rezende (PSDB) e o próprio autor da moção fizeram críticas ao governador João Doria (PSDB) e também atacaram a possibilidade de já haver reequilíbrio financeiro do contrato de concessão das praças. Antes, na tribuna, Gilmar Rotta (Cidadania) endossou o posicionamento do Parlamento Regional contra os pedágios.

pauta da Ordem do Dia teve, ainda, requerimentos com questionamentos sobre a comissão responsável por exarar parecer em processos de regularização fundiária, os espaços públicos usados para a realização de varejões e as ações para combate de insetos em escola. Também foi aprovado, em primeira discussão, projeto de lei que institui o "Dia de Prevenção, Orientação e Tratamento da Obesidade" no calendário oficial de eventos do município.

Reunião Ordinária Institucional

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas