Encontro entre Presidente da Câmara e prefeito aborda falta de água
Câmara vota projeto que reconhece a fibromialgia como deficiência
Matéria integra a Pauta da Ordem do Dia da 76ª Reunião Ordinária, que acontece nesta segunda-feira (9), a partir das 19 horas
Ao todo, Pauta da Ordem do Dia da 76ª Reunião Ordinária traz 27 proposituras
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba vota, em primeira discussão, na 76ª Reunião Ordinária, o Projeto de Lei nº 251/2024, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que reconhece a fibromialgia como deficiência no município. A matéria integra a Pauta da Ordem do Dia da reunião, que acontece nesta segunda-feira (9), a partir das 19 horas.
O PL estabelece que pessoas diagnosticadas com fibromialgia sejam reconhecidas como deficientes e tenham acesso aos mesmos direitos e proteções conferidos às pessoas com deficiência. Entre as medidas previstas estão atendimento adequado, acesso a serviços de saúde especializados, tratamentos multidisciplinares e medicamentos necessários para o controle da síndrome.
O parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) à propositura foi rejeitado pelo Plenário, na última reunião ordinária, e a matéria continuou em tramitação até ser colocada novamente para deliberação do mérito.
Primeira discussão – Também em primeira discussão, a Pauta da Ordem do Dia traz o PL 71/2023, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que determina a instalação de armários individuais para os alunos nas escolas municipais públicas e privadas. Estão ainda listados seis projetos de lei que tratam da instituição de datas comemorativas no Calendário Oficial de Eventos do Município e um projeto para denominação de espaço público.
Em segunda discussão, os vereadores votam seis projetos de lei de denominações e também o projeto de lei nº 252/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), sobre as normas para a composição da suplência do Conselho Tutelar.
Em discussão única, devem ser votados um projeto de decreto legislativo para a concessão de honraria, uma moção de aplausos e oito requerimentos. Os vereadores ainda deliberam sobre o projeto de resolução nº 12/2024, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a consolidação das denominações dos espaços físicos da Câmara.
Para o início da sessão, está prevista a entrega da moção nº 214/2024, de autoria do verereador Laércio Trevisan Júnior (PL), de aplausos ao escritor Vitor Prates pelo lançamento do livro “Destemido e Valente - 1913-2023”.
A 76ª Reunião Ordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba, nos canais 11.3 em sinal aberto, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo, na página do Facebook e no canal do YouTube da TV Câmara. Os trabalhos legislativos são também transmitidos a partir das 20 horas pela Rádio Educativa FM (105,9).
Notícias relacionadas
Vereadores participam de solenidade pelos 49 anos do 10º BPM/I
Nas margens do tempo (e do rio): memórias da Fundação de Piracicaba
Presidente da Câmara enfatiza o apoio às ações dos vereadores
Câmara realiza integração entre vereadores e funcionários
Parlamentares reafirmam novas gestões e crescimento de Piracicaba
Gabinete de Crise foca decreto de emergência para a falta de água
Câmara aprova reformas administrativas do Semae e da Prefeitura
Câmara terá reunião extra para votar reformas administrativas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Cerimônia na Câmara marca posse do prefeito, vice e de 23 vereadores
Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026
Novo estúdio da TV Câmara visa ampliar produções audiovisuais da Casa
Câmara sedia diplomação de vereadores, prefeito e vice eleitos em 2024
Câmara aprova resolução que consolida denominações de espaços físicos