EM PIRACICABA (SP) 23 DE SETEMBRO DE 2015

Campanha de Bandeira busca estimular doação de sangue

Ação, que vai até a próxima sexta-feira, integra a programação do Fórum Municipal Permanente da Pessoa com Deficiência; interessados devem procurar o Hemonúcleo.




Toque na imagem para aumentar

Ação promovida pelo vereador vai até sexta-feira; interessados devem procurar o Hemonúcleo

Crédito: Paulo Ricardo dos Santos


A luta de Isabella Thomaziello contra a balança chegou ao fim ––e não é à toa que ela parecia mais "leve" na manhã desta quarta-feira (23). Aos 23 anos, a jovem pôde finalmente doar sangue, concretizando uma vontade que alimentava há anos, mas que esbarrava na obrigatoriedade de pesar, no mínimo, 50 quilos.

Tão logo atingiu a marca, Isabella estendeu o braço em direção a quem precisa ––e a retirada de 400 mililitros de sangue não "pesou" para ela. "Para quem doa, é um gesto muito simples, porque é supertranquilo, mas para quem recebe é vida. O medo que a pessoa pode sentir é pouco perto da importância que esse sangue tem para quem necessita dele", disse.

A jovem levou menos de uma hora e meia para fazer a doação do sangue no Hemonúcleo de Piracicaba, instalado num prédio no interior da Santa Casa. Isabella, que trabalha na equipe do vereador André Bandeira (PSDB), atendeu ao convite da campanha que o parlamentar, à frente do Fórum Municipal Permanente da Pessoa com Deficiência, está promovendo na cidade. A ação solidária começou na segunda (21) e vai até sexta-feira (25).

"Quando criança, eu queria crescer logo para poder doar, mas nunca tive o peso necessário, de 50 quilos. Cheguei a essa marca há pouco tempo, o André Bandeira deu a ideia de fazermos uma mobilização para doar sangue e eu me candidatei", relatou Isabella, uma dos três voluntários que estiveram no Hemonúcleo, na manhã desta quarta-feira, em resposta à "convocação" de Bandeira.

O vereador, que acompanhou Isabella passar por todas as etapas até a coleta do sangue, lembrou como lhe foram importantes as doações nos momentos seguintes ao acidente automobilístico que o deixou tetraplégico, em 1996. "Quando, passado algum tempo, me foi informada a quantidade de bolsas de sangue que foram utilizadas na minha cirurgia aqui na Santa Casa ––foram oito durante todo o procedimento, que demorou 12 horas––, fiquei abismado."

"Se as tantas outras pessoas que passam por procedimentos nos hospitais da região que o Hemonúcleo cobre necessitarem de uma quantidade de sangue tão grande como a que eu necessitei lá atrás, precisamos de muitos doadores. É uma obrigação nossa, como cidadãos, ajudar o Hemonúcleo a cuidar de vidas no nosso município e nas cidades vizinhas", disse Bandeira.

A assistente social Kelly Cristina Borges elogiou a iniciativa do parlamentar. "Campanhas como essa são extremamente importantes para ajudar na manutenção do estoque, pois dependemos desses trabalhos parceiros", salientou. Ela destacou que o Hemonúcleo recebe, em média, de 50 a 60 doações por dia.

As etapas até a coleta do sangue incluem cadastro prévio, pré-triagem e triagem. Depois, o doador recebe um lanche e, então, segue para a sala onde, num processo que leva até 15 minutos, é retirada uma bolsa com 400 a 450 mililitros de sangue. O material, então, segue para Campinas, onde é examinado e fracionado antes de ser remetido novamente ao Hemonúcleo, que o armazena e o distribui aos 16 hospitais que o instituto atende na região.

A pessoa que quer doar sangue deve procurar o Hemonúcleo entre 7h30 e 13h30, de segunda a sexta-feira, ou nas ações que o instituto promove em cidades vizinhas a Piracicaba, aos sábados. É preciso ter em mãos um documento original com foto, cumprir a relação de pré-requisitos e seguir algumas recomendações (confira abaixo).

Kelly explica que o candidato que tiver dúvidas sobre se o remédio que toma o impede de doar deve procurar esclarecê-las no próprio Hemonúcleo. "A medicação é avaliada na triagem. A maioria dos medicamentos controlados tem alguma restrição, porém alguns são liberados. Por isso, é importante que a pessoa venha com a bula para saber se pode doar."


 

PARA DOAR SANGUE É PRECISO:

- Ter entre 18 e 69 anos (serão aceitos candidatos à doação de sangue com 16 e 17 anos, desde que com o consentimento formal e presencial do responsável legal)

- Maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez

- Pesar, no mínimo, 50 quilos

- Não estar em jejum (deve-se, porém, evitar a ingestão de alimentos gordurosos) e, após o almoço, aguardar 3 horas.

- Estar descansado.

- Não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da doação

 

NÃO PODE DOAR SANGUE QUEM:

- Estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhado de febre.

- For portador de sífilis, malária ou doença de Chagas

- For alcoólatra crônico ou tiver ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas

- Tiver sido exposto a situações de risco de doenças sexualmente transmissíveis

- Tiver histórico atual ou pregresso de uso de drogas injetáveis ilícitas

- Tiver contraído hepatite após os 11 anos de idade

- Tiver realizado endoscopia há menos de 6 meses

Fórum Pessoa com Deficiência André Bandeira

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas