EM PIRACICABA (SP) 27 DE JULHO DE 2022

Centenário da Estação da Paulista terá exposição, entrevistas e filme

Mostra "Trilhos da História" reúne fotos atuais e antigas e documentos que contam todo o processo até a inauguração da Estação, em 29 de julho de 1922.




Toque na imagem para aumentar

Estação da Paulista completa 100 anos nesta sexta-feira

Crédito: Arquivo Histórico da Câmara


Os 100 anos da Estação da Paulista, a serem completados na próxima sexta-feira (29), terão uma programação especial com a participação da Câmara Municipal de Piracicaba. As ações para marcar a data incluem exposição de fotos e documentos históricos, entrevistas com jornalistas que acompanharam a evolução do terminal e exibição de filme sobre o tema.

As atividades envolvem o Departamento de Comunicação Social, o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, a Escola do Legislativo e o gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB). O parlamentar lembra que a comemoração dos 100 anos da Estação coincide com o aniversário do bairro Paulista, que se formou em torno do terminal férreo.

Instalada no hall de entrada do prédio principal da Câmara, a exposição "Trilhos da História" será aberta nesta sexta-feira, às 10h. A mostra reúne fotos antigas e atuais da Estação da Paulista e documentos históricos mantidos sob a guarda do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo.

Entre eles, está o ofício que foi enviado em 23 de março de 1902 pela Câmara Municipal de Piracicaba à Companhia Paulista de Estradas de Ferro e é tido como a primeira menção à construção do terminal que seria inaugurado 20 anos depois, em 29 de julho de 1922. O documento mostra que partiu da Câmara a proposta de construir a segunda via férrea que passaria a atender Piracicaba, somando-se à Sorocabana.

"O ofício fala do interesse de Piracicaba em construir uma linha férrea aqui", explica a arquivista Giovanna Calabria, chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, que, junto com Rodrigo Alves, chefe do Departamento de Comunicação Social, responde pela curadoria da exposição —que também terá uma versão digital no endereço documentacao.camarapiracicaba.sp.gov.br.

Pedro Kawai aponta o papel central da Estação na formação do bairro homônimo e de outras comunidades que surgiram ao longo da via férrea. "A Estação da Paulista atuou como propulsora do desenvolvimento de Piracicaba: trouxe pessoas, trabalhadores que vieram para construí-la e se instalaram ali, e foi terminal de cargas, servindo como meio para o transporte de matérias-primas. Foi um importante vetor de crescimento porque, ao longo dela, foram surgindo as pequenas comunidades, como Tupi", afirmou o vereador.

Com família e amigos no bairro, Kawai foi o diretor da Estação da Paulista quando ela foi reaberta ao público como centro cultural, no primeiro governo Barjas Negri. Na função entre 2006 e 2012, participou do processo de restauração do prédio e de recuperação de seus equipamentos, além de ter colaborado na implantação do Memorial do Imigrante, em homenagem às colônias de outros países que chegaram a Piracicaba via trem.

Na próxima terça-feira (2), às 14h, o vereador fará a mediação da roda de conversa "100 anos da Estação da Paulista: A importância histórica, social e cultural desse espaço centenário". Organizado pela Escola do Legislativo, da qual Kawai é o coordenador, o evento será presencial, na sala de aula do andar térreo do prédio anexo da Câmara. Terá a participação dos jornalistas Edilson Rodrigues de Morais e João Umberto Nassif. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até domingo (31) pelo site escola.camarapiracicaba.sp.gov.br.

Na TV Câmara, os 100 anos da Estação da Paulista serão tema da conversa de Nassif com o jornalista Erich Vallim Vicente no "Câmara Convida" que vai ao ar nesta sexta-feira, ao meio-dia.

O canal também exibirá, em horários alternados ao longo da programação, o filme "Alma de Ferro: Histórias e Lembranças de um Passado Ferroviário". O documentário, produzido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara com o apoio do gabinete de Pedro Kawai, foi lançado em 2015 e resgata a história da estrada de ferro Sorocabana e da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Cultura Pedro Kawai

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas