EM PIRACICABA (SP) 20 DE JANEIRO DE 2021

Covid-19: Mandato Coletivo reforça ações da Câmara e da Prefeitura

Ofício ao presidente Gilmar Rotta e requerimento ao prefeito Luciano Almeida destacam a preocupação do Mandato Coletivo a Cidade é Sua, no combate ao Coronavírus.




Toque na imagem para aumentar

Pablo Carajol Delvage, Silvia Morales, João Scarpa

Crédito: Assessoria parlamentar


A vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo a Cidade é Sua (PV), elaborou o ofício 52/2021, direcionado ao presidente da Câmara, Gilmar Rotta (CID), em sugestões de criação, apoio e fortalecimento de campanha municipal de vacinação contra a Covid-19. Assinam o documento os membros do mandato coletivo Pablo Carajol Delvage e João Scarpa. 

Também foi protocolado requerimento, a ser avaliado em plenário a partir o dia 1.º de fevereiro, início das reuniões ordinárias de 2021 com o questionamento ao Executivo, sob o comando do prefeito Luciano Almeida (DEM), quanto ao enfrentamento da pandemia, quanto a medidas de contenção e campanha de vacinação.

No ofício, o Mandato Coletivo considera a reunião que aconteceu na Câmara com a participação do secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano e com o sub-secretário, Muzilli Junior, na última sexta-feira (15), a partir da qual restaram esclarecimentos a serem sanados.

O requerimento também destaca aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz, no domingo (17).

"No sentido de contribuir neste importante momento, enquanto Poder Legislativo, vimos, mui respeitosamente, apresentar a Vossa Senhoria a sugestão da criação e da veiculação de uma Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Tal iniciativa poderia ser também no sentido de reforçar e apoiar a Campanha de Vacinação a ser conduzida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Saúde", preconizam. 

No requerimento, o Mandato Coletivo enfatiza o direito social à saúde, disposto no artigo 6º, da Constituição Federal de 1988, no tocante à preocupação na conjuntura atual em razão da pandemia de transmissão da Covid-19, cujo índice de contaminação vem crescendo exponencialmente a cada dia.

Também destacam a reunião com o secretário de Saúde, ocorrida na Câmara. Além de observar aprovação pela Anvisa, no uso emergencial de vacinas, para indagar, se existe um planejamento da Prefeitura para a hipótese de agravamento da situação com relação às internações, qual a situação dos equipamentos de saúde necessários, tais como ventiladores e oxigênio estocados e/ou em contrato de urgência.

O Mandato Coletivo ainda questiona se a Prefeitura avalia determinar um “lockdown”. Se sim, qual o critério a ser adotado para a tomada dessa decisão. E, se existe uma proposta de campanha municipal de conscientização e informação acerca da vacinação contra a Covid-19. Além de esclarecimento se há uma avaliação sobre a recolocação da tenda, com uma estrutura mais adequada para o atendimento, em caso de necessidade. Bem como outras informações oportunas.

 
Legislativo Silvia Maria Morales

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas