EM PIRACICABA (SP) 20 DE ABRIL DE 2021

Covid-19: Moção apela para inclusão de pacientes no Plano de Vacinação

Propositura pede a inclusão dos pacientes oncológicos e portadores de doenças reumáticas autoimune no grupo prioritário do Plano de Vacinação da Covid-19




Toque na imagem para aumentar

Silvia Morales (PV)

Crédito: Gustavo Annunciato - MTB 58.557


A moção de apelo 61/2021, direcionada ao Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Piracicaba, solicita a inclusão dos pacientes oncológicos e portadores de doenças reumáticas autoimune, sem restrições, no grupo prioritário do Plano de Vacinação da Covid-19, em todo o território Nacional, Estadual e Municipal. De autoria da vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, a moção foi aprovada na noite desta segunda-feira (19), na 9ª reunião extraordinária de 2021.

No texto da moção, a vereadora destaca que os pacientes com câncer entraram na lista das pessoas com comorbidade que integram os grupos prioritários na vacinação. No entanto, a segunda atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, de 25 de janeiro, reduziu o espectro de pacientes oncológicos incluindo somente na descrição do grupo de imunossuprimidos, os pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses e aqueles com neoplasias hematológicas. Destes casos, foram caracterizados como grupo de risco para agravamento e óbito por Covid-19, idade superior a 60 anos e indivíduos transplantados de órgãos sólidos.

Silvia Morales argumenta que diante da flagrante incoerência do plano ao se referir aos pacientes oncológicos e reumáticos como grupo de risco e não incluí-los no grupo de prioridade para vacinação, evidencia-se que não apenas os pacientes imunossuprimidos estão mais suscetíveis a manifestações graves da doença, mas também aqueles em diversos outros espectros das enfermidades, sendo urgente integrá-los entre aqueles que precisam ser imunizados contra a Covid-19, sem restrições.

“Portadores de doenças reumáticas autoimunes podem sofrer com déficits imunológicos por terem maior probabilidade de desenvolver sintomas graves da gripe”, disse a vereadora. Ela frisou que a aprovação de vacinas em tempo recorde e sua aprovação em caráter de emergência representam uma verdadeira revolução científica, todavia, por questões de limitação física de produção e logística, a vacinação tem sido disponibilizada por fases, por isso a necessidade de inclusão dos pacientes citados no grupo prioritário do Plano de Vacinação.

Legislativo Silvia Maria Morales

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas