EM PIRACICABA (SP) 27 DE JULHO DE 2021

CPI do Semae irá agendar visitas para apurar possíveis irregularidades

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito se reuniram na manhã desta terça-feira (27)




Toque na imagem para aumentar

Os membros da CPI se reuniram na manhã desta terça-feira (27)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Os questionamentos originados a partir dos documentos recebidos para análise e futuras visitas para averiguações foram discutidos na segunda reunião da CPI do Semae, realizada na manhã desta terça-feira (27). Os vereadores Rai de Almeida (PT), presidente da comissão, Anilton Rissato (Patriota), relator, e Thiago Ribeiro (PSC), membro, contaram com a assessoria do Departamento Legislativo e do Departamento Jurídico e de Transparência da Câmara Municipal de Piracicaba.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi criada para apurar irregularidades no Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e tem o prazo de 120 dias para concluir os trabalhos. Foram recebidos para análise contratos, termos aditivos, relatórios e o parecer final do inquérito que o Ministério Público instaurou, a pedido de uma Comissão de Estudos criada pela Câmara. “Vamos fazer todos os encaminhamentos necessários para que sejam apuradas mais a fundo as irregularidades encontradas nos documentos”, afirmou Anilton Rissato, relator da CPI.

Os membros da CPI irão investigar a perda de água durante o abastecimento e a relação da redução do uso de energia elétrica com problemas na prestação de serviços. “Nós acreditamos que existe, em razão da redução de eletricidade, uma deficiência nos serviços de tratamento de esgoto”, justificou Rai de Almeida.

Para apurar a perda de água, os vereadores pretendem fazer visitas ao Semae para entender como funcionam a captação, o tratamento e a distribuição de água e, a partir desse entendimento, realizar diligências em outros locais. A CPI também pretende realizar visitas na Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ).

TRANSPARÊNCIA O vereador Thiago Ribeiro, membro da CPI, ressaltou a importância de dar “lisura”, “transparência” e deixar a população a par dos acontecimentos de uma Comissão Parlamentar de Inquérito “tão importante e tão esperada” na cidade. "Nós iremos alinhar as visitas nos próximos dias e, posteriormente, chamar a empresa Mirante para ouvi-los nessa Casa de Leis”, concluiu.

Comissão Parlamentar de Inquérito Thiago Ribeiro Rai de Almeida Anilton Rissato

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas