EM PIRACICABA (SP) 08 DE JUNHO DE 2022

Curso aborda necessidade de diagnóstico sobre saneamento na área rural

Palestrantes falaram sobre estudo aprofundado das características do saneamento rural e a necessidade de preservação das nascentes




Toque na imagem para aumentar

Curso encerra ciclo de debates sobre saneamento, promovido pela Escola do Legislativo

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A necessidade de um diagnóstico mais aprofundado sobre o saneamento nas áreas rurais de Piracicaba foi abordada no curso Saneamento Rural, realizado nesta quarta-feira (8) e promovido pela Escola do Legislativo "Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon" da Câmara Municipal de Piracicaba.

O engenheiro agrícola do Departamento de Planejamento do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Renato Natalio Cardoso, apresentou as ações da autarquia relativas ao saneamento rural. De acordo com o especialista, a área rural corresponde a 83% do território de Piracicaba.

Ele apontou a necessidade de diagnóstico e consolidação de dados do perfil demográfico da área rural, da estrutura territorial, do desenvolvimento local, de danos ambientais, da identificação e caracterização dos serviços disponíveis e da estrutura de gestão. “Fazer esse diagnóstico aprofundado é importante para gente ter um prognóstico efetivo”, afirmou.

O presidente do Semae, Maurício André Marques de Oliveira, foi o segundo palestrante do curso. Ele informou que a autarquia está implementando mudanças com o objetivo de eliminar os poços artesianos nas áreas rurais devido à contaminação da água. Segundo ele, o Semae tem uma grande preocupação com as nascentes e frisou a importância de estar sempre em contato com a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), para debater sobre o tema.

A engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moncaio Moda, abordou o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) em Piracicaba. O PSA é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município.

Em sua apresentação, ela detalhou o funcionamento do programa dando destaque ao saneamento ambiental que, segunda ela, é mais amplo que o saneamento básico pois compreende a coleta e destinação das águas servidas e a coleta e destinação de resíduos sólidos. De acordo com a engenheira agrônoma, o foco do programa está nas propriedades rurais localizadas em áreas de microbacias potencialmente produtoras de água. São elas: Ribeirão do Paredão Vermelho, Ribeirão Congonhal, Ribeirão dos Marins e Corrégo do Tamandupá.

Encerrando as apresentações realizadas no período da manhã, o engenheiro ambiental e assessor técnico da Agência das Bacias PCJ, Douglas Brunelli, mostrou exemplos de propriedades rurais que ele ajudou a desenvolver o Projeto Ambiental Individual de PSA. “Um dos principais objetivos, além de trazer todos os serviços ambientais para o nosso município, é a produção de água. É a gente produzir água nessas regiões, alimentar essas microbacias para que elas se tornem um grande potencial de captação de águas no futuro”, destacou.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, esteve presencialmente na Escola do Legislativo para a acompanhar o curso.

Mediado pela vereadora Silvia Morales (PV), diretora do Escola do Legislativo, o curso Saneamento Rural encerra o ciclo de debates sobre saneamento ambiental. A primeira palestra do ciclo de debates sobre saneamento aconteceu no dia 6 de abril, com a abordagem sobre o novo marco legal do saneamento. A segunda palestra, no dia 25 de maio, abordou o financiamento público e privado do saneamento no Brasil e a gestão de resíduos sólidos em Piracicaba.

Escola do Legislativo Pedro Kawai Silvia Maria Morales

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas