EM PIRACICABA (SP) 05 DE SETEMBRO DE 2022

Cururueiro Oswaldo Eleutherio será homenageado em nome de praça

Projeto de lei que homenageia lavrador e artista é de autoria do vereador Paraná (Cidadania); praça fica em rotatória localizada no Bongue




Toque na imagem para aumentar

Projeto de lei foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (5)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O projeto de lei 16/2022, cujo autor é o vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), foi aprovado na 39ª reunião ordinária, que ocorreu nesta segunda-feira (5). Através da propositura, a rotatória localizada no encontro das avenidas Jaime Pereira, Investigador Lucídio Leite, das Ondas e Manoel Bellotto, do bairro Bongue, será nomeada de Praça Oswaldo Eleutherio, um cururueiro nascido no distrito de Saltinho, à época pertencente a Piracicaba. 

Anexo ao projeto de lei, é disponibilizado o histórico de Eleutherio, que trabalhou como lavrador nas plantações de cana-de-açúcar, arroz, feijão, vassoura e fumo. O texto ainda afirma que o homem, casado com Annunciata Ventura Eleutherio e pai de cinco filhos, tinha a música como forma de lazer nas horas vagas e trazia um violão como seu companheiro. 

Unindo a paixão pelo folclore e a música, Oswaldo, conhecido no meio como “Osvaldo Carula”, passou a compor no ritmo cururu. A partir de 1968, quando se mudou para a zona urbana, em Piracicaba, participou de edições da Festa do Divino e apresentou-se em rádios locais e no Sesc Piracicaba, assim como contou com cururueiros de outros municípios da região, representando a cidade.

 

Legislativo Valdir Marques

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas