EM PIRACICABA (SP) 10 DE SETEMBRO DE 2021

Demora em atendimento para conseguir itens de saúde preocupa vereador

Segundo André Bandeira, município corre risco de demorar sete anos para atender as pessoas que já estão cadastradas e necessitam de aparelhos como órteses e próteses.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Em resposta ao requerimento 688/2021, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), a Secretaria Municipal de Saúde informou que está providenciando a abertura do processo de compras de materiais de saúde (cadeiras de rodas, cadeiras de banho, órteses, próteses e aparelhos auditivos, entre outros), objetivando atender às necessidades dos usuários cadastrados.

Segundo informações da própria secretaria, atualmente existem 56 pacientes de OPM (órtese/prótese/material auxiliar de locomoção) cadastrados. Em relação aos aparelhos de amplificação sonora individual, a cota mensal de protetização do município é de 24 aparelhos, ou seja, para o atendimento de 12 pacientes ao mês.

Em razão da cota estadual, que é de 24 aparelhos, ser insuficiente para o atendimento da demanda —atualmente são 1.036 pacientes cadastrados—, a secretaria disse estar providenciando a compra desses aparelhos conforme "disponibilidade orçamentária, financeira e técnica".

"Se seguir essa cota estadual, o município vai demorar em média sete anos para atender as pessoas que já estão cadastradas e necessitam do aparelho. Aguardar esse tempo todo para receber algo que é direito seu é um absurdo", frisou André Bandeira. "Embora a Prefeitura tenha dito que abrirá um processo de compra desses materiais, continuarei cobrando para que esse processo seja agilizado o quanto antes", reforçou.

Saúde André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas