EM PIRACICABA (SP) 24 DE JUNHO DE 2022

Detector de metais poderá compor a frota de ônibus urbano

Projeto de lei do vereador Cássio Luiz, o Fala Pira já está em tramitação na Câmara e segue para receber pareceres antes de vir a plenário para votação




Toque na imagem para aumentar

Detector de metais poderá compor a frota de ônibus urbano

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O vereador Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL), protocolou nesta quinta-feira (23) projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de detector de metais em todos os transportes coletivos municipais, intermunicipais e interestaduais na cidade de Piracicaba.

Em vista do fatídico episódio ocorrido no dia 21 de junho de 2022, em que um indivíduo portando uma arma branca desferiu golpes atingindo seis vítimas e levando três delas a óbito, "é de extrema importância a análise e aprovação do presente projeto de lei, que nada mais visa do que a segurança dos munícipes de Piracicaba", destaca o parlamentar.

"Além do mais, segundo dados apurados a violência vem aumentando, principalmente a ocorrência de assaltos a ônibus e a passageiros durante seu trajeto, intensificado no período noturno. Em grande parte, os meliantes embarcam como passageiros comuns e em determinado momento anunciam o assalto", relata Cássio.

O parlamentar também avalia que em vista do baixo custo dos detectores de metais, que pouco vão onerar as responsáveis pelas suas instalações, estará sendo respeitado o principio da proporcionalidade, posto que os custos não superam seus benefícios, atendendo ao interesse público, pois ajuda a manter a segurança da população.

Verifica-se que os benefícios do projeto são evidentes, posto que, o que se busca é a segurança dos usuários, evitando-se com isso, que outras mortes e assaltos ocorram, trazendo mais tranquilidade aos passageiros. "Quem sabe se os detectores de metais já estivessem instalados, teríamos evitado que o fatídico episódio ocorresse e levasse nosso Município a ser conhecido nacionalmente por essa tragédia", indaga o vereador.

“Essa lei irá possibilitar mais segurança e tranquilidade à população de Piracicaba, podendo assim evitar preventivamente que episódios como a tragédia recentemente ocorrida não aconteça, bem como assaltos sejam evitados” explica o vereador.

O projeto de lei tramitará na Câmara de Vereadores de Piracicaba. O Regimento Interno disciplina os trabalhos internos e "é a garantia da população de que o projeto será analisado e debatido na forma da lei", esclarece Cássio.

Trânsito e Transportes Cassio Luiz

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Martim Vieira - MTB 21.939
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas