EM PIRACICABA (SP) 08 DE MARÇO DE 2022

Dia da Mulher: Câmara inaugura exposição fotográfica "Essenciais"

Além da exposição, servidoras, funcionárias e terceirizadas da Câmara foram homenageadas com um café da manhã




Toque na imagem para aumentar

Exposição fotográfica “Essenciais” foi inaugurada na manhã desta terça-feira (8)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi inaugurada, na manhã desta terça-feira (8), a exposição fotográfica “Essenciais”. Localizada no hall do prédio principal do Poder Legislativo, a mostra retrata as trabalhadoras terceirizadas da Câmara, que atuam nos serviços de limpeza, copa e recepção. Mais cedo, um café da manhã foi servido para as servidoras, funcionárias e terceirizadas da Câmara.

Idealizados pela Procuradoria Especial da Mulher, composta pelas vereadoras Rai de Almeida (PT), Alessandra Bellucci (Republicanos), Ana Pavão (PL) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo "A Cidade é Sua", com o apoio do Departamento de Comunicação Social, os eventos desta terça-feira fazem parte da programação especial para o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Essenciais – “É do entendimento de que o feminino é essencial e de que tudo o que é essencial deve ser preservado, que nasce a ideia da exposição Essenciais”. Essa frase abre a exposição cujas imagens enaltecem as mulheres colaboradoras terceirizadas que mantêm a organização e o asseio dos espaços da Câmara e que mantiveram os seus postos de trabalho durante o momento mais crítico da pandemia da Covid-19.

“Optamos por fazer com as mulheres que têm um papel fundamental para que as outras e os outros exercerem as suas funções, que é de fazer a limpeza nos espaços que trabalhamos e recepcionam a população que chegam a nossa Casa. Essas mulheres são essenciais para o exercício das nossas funções e obrigações e, todavia, elas são invisibilizadas. O objetivo dessa exposição é de dar visibilidade a essas mulheres tão essenciais, mas que nem sempre são vistas e sequer são cumprimentadas no seu cotidiano”, destacou a vereadora Rai de Almeida.

A coordenadora da equipe da higienização da Câmara, Hellen Caroline Tomaz, foi uma das mulheres fotografadas para a exposição. “Eu fiquei feliz e honrada porque foi um reconhecimento de todas as meninas. Todas são essenciais, mas algumas passam invisíveis às vezes pelos corredores, às vezes o serviço não é reconhecido e eu fiquei muito honrada em poder participar e muito mais honrada que as todas as meninas participaram desse momento de homenagem a elas”, declarou.

A auxiliar de limpeza Helena da Silva Mendes afirmou ter se sentido “lisonjeada” com a homenagem porque não são em todos os lugares que dão atenção para as pessoas que estão na limpeza e na Câmara “é diferente”.

Para a vereadora Silvia Morales, a exposição é uma maneira de valorizar todas as mulheres que estão na faxina e recepção. Estamos trazendo a imagem dessas mulheres que tanto nos ajudam”, completou.

As fotos são de autoria de Davi Negri, com produção de Fabrice Desmonts e Guilherme Leite, todos repórteres fotográficos do Departamento de Comunicação Social, e apoio do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o fim de março.

Representatividade – Durante o café da manhã oferecido às servidoras e funcionárias, o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), frisou a representatividade das mulheres na Casa. “Eu tenho o privilégio aqui na Câmara de ter uma quantidade muito grande de mulheres trabalhando e também todo meu corpo diretor da Casa, meu corpo de chefes que somam mais ou menos 16 chefes de departamentos e de setores, são todos ocupados por mulheres. Apenas três cargos são ocupados por homens e isso é muito lisonjeador", afirmou.

Clique aqui para conferir a  programação completa das atividades do Mês da Mulher.

Mulher Procuradoria Especial da Mulher Alessandra Bellucci Ana Pavão Rai de Almeida Silvia Maria Morales

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas