
Mandato coletivo recebe radialistas de programa sobre sustentabilidade
Reunião solene destaca lutas e conquistas da comunidade LGBTQIA+ em Piracicaba e, neste ano, homenageia artistas que desenvolveram trabalhos voltados à temática
Sílvia Morales (PV) é autora do Decreto Legislativo que instituiu na Câmara solenidade alusiva ao Dia Municipal de Combate à Homofobia
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A lutas e vitórias da população LGBTQIA+ contra a violência e o preconceito serão celebradas, nesta terça-feira (17), em solenidade em comemoração ao “Dia Municipal de Combate à Homofobia”, data instituída em Piracicaba por meio da lei 7016, de 17 de maio de 2011.
A sessão solene alusiva ao Dia Municipal de Combate à Homofobia foi instituída na Câmara Municipal de Piracicaba por meio do decreto legislativo 3/2021, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”, e, neste ano, homenageará o filmmaker, produtor audiovisual e radiofônico Alexsandro Vasconcelos Stênico e o dramaturgo, roteirista e ator Marcelo Oriani. Ambos possuem trabalhos de destaque desenvolvidos sobre a temática LGBTQIA+.
A cerimônia será aberta ao público e acontecerá no Salão Nobre “Helly de Campos Melges” da Câmara Municipal de Piracicaba a partir das 19h30. Ela será presidida pelo vereador Gilmar Tanno (PV), que atualmente ocupa a vaga da vereadora Sílvia Morales, que está afastada a pedido.
Na justificativa ao projeto que resultou na criação do decreto legislativo 3/2021, a vereadora lembra que “vem de longa data os movimentos populares de combate à homofobia. É extensa trajetória a luta desta população contra o preconceito e violência. A conquista do direito de qualquer pessoa ao respeito da sua honra e ao reconhecimento de sua dignidade foi declarado em caráter internacional desde 1969 e, contudo, continua sendo negligenciado”.
O texto ainda lembra que o dia 17 de maio é um marco mundial no combate à homofobia pois, nesta data, em 1990, “a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da classificação da homossexualidade como doença”.
A justificativa frisa que a reunião solene é uma “maneira a reconhecer pública e oficialmente o movimento de combate à discriminação e quaisquer formas de violência contra a comunidade LGBTQIA+ neste município”.
A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba nos canais 11.3 UHF da TV aberta digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo. A cerimônia também poderá ser assistida, ao vivo, no Facebook da Câmara Municipal de Piracicaba e no canal do YouTube da TV Câmara.
Mandato coletivo recebe radialistas de programa sobre sustentabilidade
Câmara aprova ampliação do prazo de concessão da Ponte do Mirante
Votações antecederão uso da Tribuna nas reuniões ordinárias da Câmara
Médica criadora de projeto antitabagismo será homenageada com moção
Câmara discute criação de Comissão de Estudos sobre IPTU na zona rural
Parlamentares participam de homenagem às vítimas do ônibus 444
Diálogo sobre Saneamento Ambiental encerra ciclo de debates no Horto
Em reunião extra, Câmara vota empréstimo de R$ 50 milhões ao Município
Câmara rejeita audiência pública para discutir APPs de marginais
Palestra aborda criação de abelhas sem ferrão e dicas para jardinagem
Fiel Torcida Piracicaba será homenageada pelos 33 anos de fundação
Câmara realiza audiência pública sobre Estatuto da Guarda Civil
Aprovados repasses ao Município, Câmara destaca agilidade em votação
Vereadoras discutem reintegrações de posse
Palestra destaca plano de negócios na atividade do mel