EM PIRACICABA (SP) 22 DE JUNHO DE 2021

Documentário aborda conquistas do projeto Câmara Inclusiva

Produção do Departamento de Comunicação da Câmara será lançada nesta quarta-feira (23)




Toque na imagem para aumentar

Entidades ligadas às pessoas com deficiência ajudaram a construir projeto

Crédito: Leandro Trajano



O projeto Câmara Inclusiva ––de ampliação das ferramentas de acessibilidade na Câmara Municipal de Piracicaba–– é tema de documentário, que será lançado nesta quarta-feira (23), às 19h, nas redes sociais oficiais e na programação da TV Câmara.

Desenvolvido desde junho de 2019, o projeto Câmara Inclusiva teve a contribuição de nove entidades ligadas às pessoas com deficiência na cidade e o Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), que participaram de várias reuniões e visitas às dependências físicas da Casa. Eles elaboraram um relatório das adequações, entregue à Mesa Diretora.

No documentário, o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), lembra que o Câmara Inclusiva está integrado ao programa Parlamento Aberto, que busca a transparência pública, a participação popular, a educação para a cidadania e o desenvolvimento de tecnologias e ferramentas digitais para garantir o acesso às informações. “Em todas as etapas, a Câmara se preocupou em garantir o acesso de todas as pessoas, sem qualquer distinção. As melhorias são permanentes, em curto, médio e longo prazos”, explica Gilmar Rotta.

Para avaliar os impactos para as pessoas com deficiência, o vídeo traz depoimentos de Antonia Jandira Souza, assistente de departamento e servidora na Câmara desde 1994, Letícia Françoso, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Wander Viana Santos, coordenador do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Beatriz Turetta, coordenadora Grupo Libras Piracicaba e Região, e Patrícia Braille, criadora do projeto #PraCegoVer, que ministrou curso sobre uso da ferramenta nas redes sociais.

A produção audiovisual lista as adequações que a Câmara fez para eliminar as barreiras arquitetônicas, atitudinais e de comunicação. Entre os exemplos estão a reestruturação do Salão Nobre, reforma dos sanitários, capacitação de colaboradores das recepções e servidores que atuam na comunicação, implantação de tecnologia closed caption na TV Câmara e de intérpretes de Libras nas transmissões ao vivo.

As imagens são de Márcio Bissoli, também responsável pela edição, a produção é de Rodrigo Alves e a direção de Valéria Rodrigues. O vídeo é dedicado à memória de Francisco Nuncio Cerignoni, que morreu, aos 71 anos, em dezembro do ano passado. Ele presidia o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência e dedicou sua vida à luta pelos direitos da pessoa com deficiência.

Para assistir ao documentário, basta acessar a TV Câmara Piracicaba, nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra e nos perfis das redes sociais (Facebook e YouTube). O material possui tradução em Libras e legendas visando a acessibilidade de pessoas surdas ou com surdocegueira.

Câmara Câmara Inclusiva Gilmar Rotta

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas