EM PIRACICABA (SP) 26 DE MAIO DE 2021

Educação: Direito de brincar é debatido em roda de conversa

Evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (26) com representantes de entidades




Toque na imagem para aumentar

Julio Cesar Hisatugo

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O direito que toda criança tem de brincar, as políticas públicas direcionadas para garantir esse direito e as dificuldades que as crianças estão enfrentando durante a pandemia foram apresentados na roda de conversa “Semana Mundial do Brincar - O brincar enquanto direito e os sentidos da (re) existência”. O evento foi realizado on-line, na manhã desta quarta-feira (26), e transmitido pela TV Câmara, pelos perfis no Facebook e no Youtube e pelo site da Câmara.

A roda de conversa teve a mediação da professora Vanessa Pupo, integrante do FEIPIRA (Fórum de Educação Infantil de Piracicaba). Ela apresentou um breve histórico sobre o Dia Internacional do Brincar e citou as leis – incluindo a Constituição de 1988 - que garantem para as crianças o “direito inalienável de brincar”. Em Piracicaba, a “Semana Municipal do Brincar” foi instituída pela Lei ordinária nº 8.903 e é comemorada anualmente na última semana do mês de maio.

A importância do brincar no âmbito da educação, principalmente na educação infantil, foi abordada por Peterson Rigato da Silva, integrante do FEIPIRA. Para ele, o brincar deve ser um elemento central das relações e da busca e defesa dos espaços da educação infantil e é necessário pensar uma sociedade que garanta o direito do brincar em todos os espaços da educação infantil.

Representando o Conselho Tutelar 2, a conselheira Rosicleide Nunes relatou as dificuldades enfrentadas pelas crianças durante a pandemia. Segundo ela, a carência e vulnerabilidade de muitas famílias faz com que as crianças tenham responsabilidades que não são delas, como o trabalho infantil e tomar conta dos irmãos menores. “A gente vê a criança sendo prejudicada por estar desenvolvendo muito cedo uma obrigação”, disse. A conselheira tutelar Cristiane de Oliveira Flávio, do Conselho Tutelar 1, participou da roda de conversa via chat.

Julio Cesar Hisatugo, do Conselho Municipal de Educação, apresentou os documentos oficiais que tratam dos direitos das crianças e da infância e defendem o brincar. Ele informou que, em Piracicaba, as políticas públicas municipais têm o brincar e o direito de brincar inseridos e registrados nos documentos oficiais como pontos norteadores do trabalho nas escolas de educação infantil da cidade. Representando também o Conselho Municipal de Educação, Flavia Negri Favarim destacou o fato de as brincadeiras estarem sendo substituídas pela tecnologia e ressaltou a importância de resgatar a questão do brincar que acaba sendo esquecido em um momento pandêmico.

O desenvolvimento das crianças através das brincadeiras foi abordado por Renata Dominguez de Toledo Bastos, que representou a Secretaria Municipal de Educação. No evento, ela destacou a importância da escola para a interação da criança com educadores e outras crianças. “É por meio das brincadeiras que a crianças vai conseguir tomar suas decisões, vai mostrar seus sentimentos, vai explorar o mundo, conhecer-se a si mesma, os outros e o mundo”, disse.

A participação da Câmara Municipal de Piracicaba no evento aconteceu por iniciativa do gabinete da vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV). Pablo Carajol, membro do Mandato Coletivo, conduziu a roda de conversa.

Câmara Silvia Maria Morales

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas