EM PIRACICABA (SP) 19 DE AGOSTO DE 2022

Em 1981, solenidade de aniversário da cidade marcou história da Câmara

Apresentação de orquestra, lançamento de livro e inauguração da galeria de ex-presidentes da Câmara Municipal de Piracicaba fizeram parte de evento de 1º de agosto




Toque na imagem para aumentar

Galeria de ex-presidentes foi inaugurada durante sessão solene

Crédito: Arquivo Histórico da Câmara


 As comemorações do aniversário de 214 anos de Piracicaba, em 1981, foram marcadas pela realização de uma animada sessão solene no dia 1º de agosto. A ata da reunião, disponibilizada em anexo ao final desta matéria, relata como foram as festividades. 

A solenidade, que se iniciou às 20 horas, contou com a presença dos vereadores em legislatura e autoridades políticas, religiosas e militares. A Mesa do evento foi composta por Braz Rosilho, presidente da Câmara em exercício; José Alcarde Corrêa, 1º secretário; João Hermann, prefeito da cidade; Jairo de Mattos, deputado estadual; Dom Eduardo Koaik, bispo diocesano de Piracicaba; e Philippe Westin Cabral de Vasconcellos, representando os ex-vereadores que seriam homenageados no evento. 

Depois de oficialmente aberta a sessão pelo presidente, a ata narra que foram apresentados números musicais por um coral. A orquestra da Escola de Música de Piracicaba também performou, sob regência do maestro alemão Ernst Mahle. 

Em seguida, após a execução do hino nacional, os vereadores Helly de Campos Melges, que hoje nomeia o salão nobre da Câmara, Antonio Fernandes Faganello e Elias Domingos da Silva discursaram como líderes de partidos.

Terminadas as falas alusivas à ocasião, houve, ainda, o lançamento do primeiro volume do livro “A História do XV de Piracicaba”, do jornalista e cronista Delphim Ferreira da Rocha Neto, que destinou um exemplar à Casa, autografado e com dedicatória que pode ser conferida dentre as fotos desta matéria. O livro encontra-se, hoje, no acervo do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo e pode ser consultado.

Na sessão solene foram entregues, também, dois títulos de Cidadão Piracicabano. O primeiro foi destinado a Oswaldo Raimundo da Silva, através do projeto de decreto legislativo 7/1980, de autoria do vereador Newton da Silva. O segundo, por sua vez, foi concedido ao libanês Toufic Elias Nabti, conforme o projeto de decreto legislativo 2/1981, do vereador Geraldo Bernardino. Os homenageados da noite puderam fazer uso da palavra – segundo a ata, especialmente para agradecer aos parlamentares que lhes outorgaram o título.

A parte mais esperada da noite era, no entanto, a inauguração da galeria de quadros dos ex-presidentes da Câmara Municipal de Piracicaba. As imagens dos políticos que comandaram a Casa de Leis de 1948 – a partir da chamada redemocratização, depois do Estado Novo de Getúlio Vargas – a 1981 foram pintadas por diversos artistas da cidade, dentre os quais se reconhece Alberto Thomazi, Archimedes Dutra, Manuel Martos e Manoel Rodrigues Lourenço. Os demais pintores não foram identificados. A galeria é, até os dias de hoje, atualizada a cada final de mandato.

Todos os artistas envolvidos na criação da galeria foram homenageados pelos vereadores, recebendo um cartão de prata como forma de agradecimento – o qual pode ser observado nas imagens do acervo fotográfico. 

Além disso, a ata conta que, depois que os presentes se dirigiram ao saguão para assistir à revelação dos quadros, todos retornaram ao salão nobre, no qual novos números musicais foram apresentados pelo coral, e diplomas de Honra ao Mérito foram entregues aos ex-vereadores presentes na ocasião. Foi cantado, ainda, o hino de Piracicaba, composto por Newton de Mello em 1931. Depois das devidas felicitações à cidade e agradecimentos aos presentes, a sessão foi encerrada. 

A ata afirma que os discursos realizados durante a solenidade foram transcritos e apensos ao documento. Os anexos, no entanto, não foram encontrados pelos arquivistas.

As fotografias do evento que marcou os 214 anos de Piracicaba podem ser conferidas na plataforma Atom e o índice descritivo das imagens está anexado nesta página.

ACHADOS DO ARQUIVO - a série "Achados do Arquivo" se pauta na publicação de parte do acervo do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligados ao Departamento Administrativo, criada pelo setor de Documentação, em parceria com o Departamento de Comunicação Social, com publicações no site da Câmara, às sextas-feiras, como forma de tornar acessível ao público as informações do acervo da Casa de Leis.

Achados do Arquivo Documentação

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Anexos:
ata galeria presidentes.pdf

ine.af03ok-anexo.pdf


Notícias relacionadas