EM PIRACICABA (SP) 02 DE JANEIRO DE 2023

Em gabinete itinerante, vereador divulga Lei do “Ponto Cego”

Lei municipal dispõe sobre a implantação de adesivos nos veículos de transporte público para indicar a localização do ponto cego aos ciclistas e demais motoristas




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


A Lei Municipal 9.852/2022, sancionada pelo Executivo em novembro, foi tema da ação realizada pelo vereador Thiago Ribeiro (PSC) na tarde do dia 22 de dezembroi.

O evento ocorreu em parceria com o Bike Hotel, a Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e a empresa TUPI, que opera o sistema de transporte urbano de Piracicaba durante o último Gabinete Itinerante promovido pelo parlamentar em 2022.

O objetivo da ação foi divulgar a Lei, que dispõe sobre a implantação de adesivos nos veículos de transporte público para indicar a localização do ponto cego aos ciclistas e demais motoristas.

O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Trânsito e Transportes, Jane Franco, do Diretor de Transportes, Vanderlei Quartarolo e do representante da empresa TUPI, Fernando Galvão. Também participaram da ação, integrantes da Guarda Civil de Piracicaba, representando o comandante Sidney Miguel da Silva Nunes e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que representaram o Comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior 9), Tenente-Coronel Alexandre Luiz Bergamasco Pedro.

No evento, um ônibus da empresa, já adesivado, foi exposto para mostrar o local do Ponto Cego.

A Secretária Jane Franco, parabenizou o vereador Thiago Ribeiro, que é o autor do projeto e falou da importância que essa Lei trará para a cidade, com intuito de reduzir acidentes e preservar vidas e ainda informou a importância dos motoristas de manter 1,5 metro nas ultrapassagens de ciclistas e motociclistas.

O parlamentar destacou que a está Lei poderá salvar muitas vidas, evitando que acidentes que já ocorreram em nossa cidade se repitam. “É um projeto de suma importância, e conscientizar os ciclistas e motociclistas do local do ponto cego nos ônibus, é um dever do Poder Público. Muitas vezes o motorista do veículo não consegue ver quem está na lateral do ônibus”, concluiu Thiago.

O parlamentar recebeu das mão do representante da Tupi, Fernando Galvão, uma placa alusiva ao adesivo do Ponto Cego e informou que a empresa agora, deverá concluir a adesivação dos demais veículos que operam na cidade.

 

Trânsito e Transportes Thiago Ribeiro

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas