EM PIRACICABA (SP) 19 DE DEZEMBRO DE 2022

Ensino Integral: 39 escolas municipais ofertarão modalidade em 2023

Vereador Josef Borges avalia que medida ajudará a melhorar a qualidade do ensino no município




Toque na imagem para aumentar

Vereador Josef Borges aprova ensino integral para 5º ano

Crédito: Assessoria parlamentar


A partir de 2023, 39 escolas do município irão ofertar o ensino em tempo integral para turmas do quinto ano. O vereador Josef Borges (Solidariedade), que apoia essa iniciativa, lembra que a escola municipal de Artemis, Professor Décio Miglioranza, está entre as primeiras que serão inseridas no Programa de Educação em Tempo Integral (PETI).

Segundo o vereador, que já conversou com o prefeito Luciano Almeida sobre essa mudança, o objetivo é oferecer mais conteúdo e ampliar o conhecimento das crianças com o horário estendido das aulas, como já ocorre nas escolas estaduais. “Além das aulas já comuns do currículo escolar, os estudantes terão oficinas e outras atividades. Um dos cursos que está em avaliação para ser oferecido nessas escolas é o de robótica”, afirmou o vereador.

“Nosso futuro está caminhando para a automatização em todas as áreas. É preciso que as nossas crianças estejam habituadas, desde cedo, para essa realidade. Para tudo usamos aplicativos e, esse conhecimento inserido nos anos iniciais do ensino fundamental, oferece oportunidades de aprendizado para todos e valoriza a escola pública”, completou Josef Borges. 

Segundo matérias veiculadas na imprensa, a Secretaria Municipal de Educação vai contratar 105 professores e 40 orientadores de alunos. Essas 39 escolas iniciarão a modalidade integral com as turmas do quinto ano, porém duas escolas estarão com todas as séries em tempo integral em 2023; sendo elas:  Ada Buselli Neme, no bairro Tanquinho e Nathalio Zanotta Sabino, no distrito de Ibitiruna.

“Por serem menores, elas serão os modelos piloto do PETI. O objetivo é ampliar a oferta do ensino integral, o futuro da educação e que já é comum em diversos países”, disse o parlamentar. A meta da Secretaria Municipal de Educação é atender aproximadamente 2.500 alunos em período integral no ano que vem do quinto ano e com as duas escolas, somar ao todo 90 turmas no PETI.

Cidadania Josef Borges

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas