EM PIRACICABA (SP) 08 DE OUTUBRO DE 2021

Esalq/USP: 120 anos de Orgulho para Piracicaba, o Brasil e o Mundo

Câmara realizou na noite desta sexta-feira (8), solenidade que marcou os 120 anos da Esalq/USP, 20 anos da Divisão de Comunicação e 10 anos da TV USP




Toque na imagem para aumentar

Solenidade marcou a reabertura do salão nobre "Helly de Campos Melges" . Evento respeitou as restrições sanitárias

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




Composta por 3825 hectares – sendo 915 deles em Piracicaba (SP) -  a Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo) foi homenageada na noite desta sexta-feira (8), durante reunião solene que que marcou os 120 anos da instituição. A iniciativa partiu do vereador e presidente da Câmara Municipal de Piracicaba (SP), Gilmar Rotta (Cidadania), a partir do requerimento 768/2021.

A instituição teve início em 1901, a partir da doação das terras da fazenda São João da Montanha, de propriedade de Luiz Vicente de Souza Queiroz, ao governo do Estado de São Paulo.  Atualmente a Esalq oferece os cursos de graduação em Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental, além de pós-graduação lacto e stricto sensu - mestrado e doutorado. O ingresso aos cursos de graduação se dá por meio de aprovação nos vestibulares da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) e do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Na pós-graduação, predomina o processo seletivo.

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz pertenceu ao organograma da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo até o ano de 1934, quando passou a integrar à Universidade de São Paulo.

Tradicional no curso de Agronomia, a universidade já formou mais de 16 mil profissionais na graduação e já titulou mais de 10.500 mestres e doutores, figurando entre as principais instituições de Ciências Agrárias do mundo. A Esalq conta com 12 departamentos, 140 laboratórios e 2.287 alunos matriculados, além de 201 docentes, totalizando 650 servidores com a inclusão dos setores operacional, técnico e administrativo. Firmou acordos com mais de 80 universidades internacionais de 30 países. O seu espaço abrange 48,85% do território da USP. É detentora de estações experimentais em Piracicaba (Fazenda Areão e distrito de Anhumas) além dos municípios de Anhembi (SP) e Itatinga (SP).

Autor da solenidade, o vereador Gilmar Rotta lembrou que a data não somente homenageia os 120 anos da Esalq/USP, mas os 20 anos da criação da Divisão de Comunicação da escola e os 10 anos da TV USP. “Nós não poderíamos esquecer esse ícone que é a Esalq e o setor de comunicação”, parabenizou Rotta, que aproveitou para “entregar” o salão nobre reformado à população, porque o espaço permaneceu fechado no período da pandemia. “A Esalq só chegou a esse patamar por causa da participação de todos”, desde o funcionário com cargo mais simples ao de maior titularidade.

O diretor da universidade, Durval Dourado Neto, disse que a Esalq/USP se resume em um misto de tradição e inovação, “graças a Luiz Vicente de Souza Queiroz que, em 1889, arrematou a fazenda São João da Montanha” que se transformaria alguns anos mais tarde na quinta melhor instituição do mundo em agronomia. “Ermelinda Ottoni de Queiroz, a mulher de Luiz de Queiroz, foi imbuída com o sonho da escola, com espírito de vanguarda e empreendedor”, complementou Neto.

Decepcionado com a atitude do governo federal que reduziu verbas para a realização de pesquisas, o vice-reitor da Universidade de São Paulo justificou que é somente a ciência que está curando as pessoas, principalmente àquelas que foram vítimas da pandemia do coronavírus. “Nós sofremos um baque: quem é que está tirando a gente desse buraco? É a ciência”, destacou na sua fala o professor Antônio Carlos Hernandes. “Muitos laboratórios estão sendo fechados com atitudes como esta”.

Representando o prefeito municipal de Piracicaba, Luciano Almeida (DEM), a secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, relatou que encontra ao redor do mundo “esalqueanos”, mas que é importante trazer para o ambiente local projetos que beneficiem o pequeno agricultor.

HOMENAGEADOS - Luiz Vicente de Souza Queiroz, Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Léon Alphonse Morimont, Jorge Tibiriçá Piratininga, Carlos José de Arruda Botelho, Clinton D. Smith, Fernando de Souza Costa, Vahan Agopyan, Joaquim José de Camargo Engler, João Lúcio de Azevedo, Evaristo Marzabal Neves, Julio Marcos Filho, José Roberto Postali Parra, Antonio Roque Dechen, José Vicente Caixeta Filho, Luiz Gustavo Nussio, Alícia Nascimento Aguiar e Fabiano Pereira – os dois últimos servidores da Divisão de Comunicação da universidade.

Representando os homenageados, o professor e ex-diretor da instituição de 2003 a 2007, José Roberto Postali Parra, disse que a Esalq exerce um magnetismo que envolve alunos e ex-alunos, além de funcionários. “É uma escola centenária em um país sem muita tradição. Poucos sabem que é difícil a gestão de uma pequena cidade”, parabenizou o educador.

Participaram da mesa diretiva dos trabalhos os deputados por Piracicaba Roberto Morais (Cidadania) e Alex de Madureira (PSD), além dos vereadores Acácio Godoy (PP), Josef Borges (Solidariedade), Paulo Camolesi (PDT) e Pedro Kawai (PSDB).

Gilmar Rotta Homenagem

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas