EM PIRACICABA (SP) 24 DE NOVEMBRO DE 2021

Escola Oracy da Silva é homenageada pelos 10 anos de fundação

Solenidade na noite desta quarta-feira (24) selou os 10 anos de fundação da escola municipal Oracy da Silva. Iniciativa é do vereador Anilton Rissato




Toque na imagem para aumentar

10 anos da escola municipal Oracy da Silva, do Jardim Taiguara

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




A história da escola municipal Oracy da Silva teve início em 2010 no bairro Jardim Taiguara – região de Santa Terezinha - quando teve início a construção da unidade. A conclusão das obras se deu em fevereiro de 2011 e a inauguração ocorreu no mesmo ano, no mês de novembro.

Solenidade na noite desta quarta-feira (24), proposta pelo vereador Anilton Rissato (Patriota), por meio do requerimento 924/2021, homenageou no salão nobre da Câmara Municipal de Piracicaba (SP), os 10 anos de fundação da unidade, além de diretores e ex-diretores, funcionários e familiares do professor Oracy da Silva, que dá nome ao local.

Localizada na Estrada das Jazidas, nº 100, a escola é dotada de parque, solários, refeitório, 12 salas de aula, um lactário, dois fraldários além da infraestrutura necessária para atender cerca de 300 crianças com idades de zero a cinco anos nos períodos parcial e integral. Um total de 40 servidores – entre docentes, auxiliares de ação educativa, merendeira, zelador, escriturária e diretora – dão suporte para que o conteúdo educacional e de recreação seja repassado da melhor forma aos pequenos.

Roselene  Almeida Rocha do Amaral é a atual diretora. Ela assumiu o cargo em 27 de janeiro do ano passado e frisou o empenho da Câmara em proporcionar a realização da reunião solene, mesmo com as restrições sanitárias por causa da pandemia do coronavírus. Ela evidenciou o trabalho de cada servidor que contribuiu com uma “semente” para o fortalecimento da escola.

Educador por 14 anos, o vereador Thiago Ribeiro (PSC) confessou que a educação corre em suas veias. Relator da Comissão Permanente de Educação do Legislativo, Ribeiro disse que “falar de educação é falar do amanhã. Foi muito emocionante eu ter visto as crianças no vídeo. É muito importante que as preparemos para o futuro”.

O parlamentar que propôs a reunião solene também tem uma ligação forte com a educação. Anilton Rissato é formado em Licenciatura pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e, antes de assumir uma vaga na Câmara Municipal como vereador, exercia o cargo de orientador de alunos.

“O professor Oracy lecionou na escola Catharina Casale Padovani e eu também dei aulas lá. Eu não o conheci pessoalmente, mas em todos os momentos que alguém citou o nome dele, sempre foi com muito carinho e respeito. Lamento não o ter conhecido em vida”, disse Rissato.

HOMENAGEADOS – Andrea Silva Della Riva (1ª diretora – 2011/2012); Cristiane Gomes Salati Do Marco (supervisora); Diva da Guia Freitas (supervisora – 2012/2018); Janete Vieira Luiz Gonçalves (diretora -2013/2019); Roselene Rocha do Amaral (atual diretora) e os filhos do professor Oracy da Silva: Cristiane Berenice Macedo Silva Ferreira, Valquíria Estela de Macedo Silva e Ozires Eduardo Macedo Silva.

ORACY DA SILVA – que dá nome à escola nasceu em 1º de agosto de 1936 e faleceu em 23 de setembro de 2009. Com formação em História pela Unimep, iniciou a carreira pedagógica como inspetor de alunos e docente substituto, situação que permaneceu até 1992 quando foi aprovado em concurso público promovido pelo Estado para a docência.

Sua primeira escola – já como professor efetivo – foi a João Batista Nogueira. Posteriormente lecionou na Catharina Casale Padovani e encerrou a carreira como professor I na Samuel de Castro Neves, ministrando aulas para os antigos primário e ginásio.

Nominar a escola municipal do Jardim Taiguara “com o nome do meu pai, partiu da própria comunidade”, revelou Cristiane Macedo Silva Ferreira. “Fomos tomados por essa surpresa e, meu pai, se aqui estivesse, não saberia nem o que responder, pois educação ele fazia com amor e era a paixão dele”.

A lei municipal 7.093, que denominou de Oracy da Silva a escola municipal do Jardim Taiguara, é de 5 de setembro de 2011.

 

Anilton Rissato Homenagem

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas