EM PIRACICABA (SP) 28 DE JUNHO DE 2019

Especial concurso: jornalista promove transparência ao legislativo

Na Câmara, jornalistas atuam na TV Legislativa e no Departamento de Comunicação




Toque na imagem para aumentar

Rebeca é servidora da Câmara desde 2011

Crédito: Sidney Jr


O cargo de jornalista será um dos disputados no concurso que acontecerá no dia 7 de julho. Na Câmara de Vereadores de Piracicaba, jornalistas atuam na TV Legislativa e no Departamento de Comunicação, os quais exercem atividades similares, mas com algumas funções diferentes.

A jornalista Rebeca Maria Paroli Makhoul atua na TV, que tem como principal atividade o Jornal da Câmara, exibido às segundas e quintas-feiras, com reportagens sobre ações dos parlamentares. Além disso, a TV Legislativa produz programas como o Câmara Convida que toda semana aborda tema de interesse público com entrevista de convidados.

Rebeca entrou na Câmara em 2011 e lembra que, no ano em que prestou o concurso, estudou bastante antes da prova. “Na época, eu trabalhava como assessora de imprensa em uma faculdade em Limeira e estudava com os livros de lá”, contou.

De acordo com ela, a rotina é incerta, já que depende da demanda dos parlamentares. Contudo, dentre as principais atividades da TV, está a realização de reportagens externas com vereadores, apresentação do Jornal da Câmara, cobertura de eventos da Casa de Leis e acompanhamento de reuniões camarárias.

Já o Departamento de Comunicação acompanha os vereadores na elaboração de matérias, cobertura de eventos da Câmara, elaboração de vídeos para o site e TV Legislativa, assim como reuniões camarárias, e mantém o contato entre a Casa de Leis e a imprensa, com o envio diário de matérias para os veículos locais.

Para Rebeca, o trabalho que o jornalista realiza na Câmara é essencial para promover a transparência da atividade parlamentar e mostrar à população o trabalho do vereador. “Eu acho bem legal ter essa responsabilidade de divulgar, dar transparência e visibilidade ao trabalho parlamentar, isso para mim é o mais gratificante”, disse.

CONCURSO –  O processo seletivo para o cargo de jornalista inclui prova teórica, com questões de Língua Portuguesa, atualidades, informática e conhecimentos específicos, assim como uma redação.

Concurso Público

Texto:  Larissa Souza
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas