EM PIRACICABA (SP) 14 DE SETEMBRO DE 2022

"Eu nunca desisto dos meus alunos", diz homenageada Leda Zinsly

Autor da homenagem, vereador Thiago Ribeiro, foi aluno da diretora da Escola Eduir Benedicto Scarpari, do bairro Alvorada, que recebeu Título Piracicabanus Praeclarus




Toque na imagem para aumentar

Leda Maria Lacerda Zinsly tem como lema: "Lugar de aluno é na escola"

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




Após 40 anos de serviços prestados à rede estadual de ensino, dos quais 20 à frente da Escola Estadual Profº “Eduir Benedicto Scarpari”, do bairro Alvorada, a diretora Leda Maria Lacerda Zinsly recebeu, nesta quarta-feira (14), o Título “Piracicabanus Praeclarus”. A reunião solene para entrega da homenagem foi realizada no Salão Nobre da Câmara, em atendimento ao decreto legislativo 46/2022, de autoria do vereador Thiago Ribeiro.

Familiares, amigos e colegas de trabalho da homenageada ratificaram a descrição da educadora como uma verdadeira “mãe” na direção da escola. Entre os casos contados, estão o envolvimento com a comunidade escolar, promovido pela diretora desde o início de sua atuação, até conquistas como a melhoria dos índices de ensino e a inclusão da unidade no Programa de Escola Integral.

A supervisora de ensino do Estado de São Paulo, Iara Morales Lisboa, que compôs a mesa de honra na solenidade, discursou em nome de todos os professores da unidade, que se tornou destaque nas últimas décadas por causa da atuação da diretora Leda. “O exercício da democracia é todos os dias no Eduir, não se faz nada sozinho”, contou. “A Leda é uma grande formadora de equipe, verdadeira escola de gestão em uma pessoa. Sabe corrigir as pessoas com argumentos, é generosa, admirável, tem uma capacidade de mediação dos conflitos mais variados, tem a força de unir as pessoas. Essa ousadia é o que faz a diferença e transforma para melhor. A obra da Leda é testemunho vivo do quanto ela é competente”.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Maria Bombo Lacerda Fioravante, é prima da homenageada e também compôs a mesa de honra. “Tenho orgulho de participar deste momento e de poder parabenizá-la por esse trabalho que faz a diferença na vida dos alunos”, afirmou. “Em 20 anos, imagina quantas famílias foram impactadas por esse trabalho”.

Também esteve presente no evento o vereador Paulo Camolesi, que destacou o espírito de simpatia e equilíbrio com que Leda sempre lidou com as questões da escola. “É uma menina visionária, sempre procurando o bem da comunidade, dos alunos e da escola. Ela nunca fala não para ninguém. É uma pessoa fantástica, carinhosa, caridosa, que abre as portas, que tem uma visão de sociedade em construção”, colocou.

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Acácio Godoy, que também compôs a mesa de honra, lembrou que o trabalho de Leda na Escola Eduir ajudou a conduzir um menino negro, de escola pública, a um dos cargos mais importantes do município – ao citar a história do vereador Thiago Ribeiro, autor da homenagem. O parlamentar contou um episódio que vivenciou com Leda, quando houve a convocação de representantes da comunidade negra para atender uma ocorrência na escola. Na ocasião, o grupo recebeu uma “bronca” da diretora, que apontou a necessidade de melhor organização do trabalho. “Por causa dessa bronca, organizamos o conselho da comunidade negra, que hoje é uma das mais bem organizadas do Estado. Foi uma dura bem dada”, avaliou. “Praeclarus a define bem: iluminada, que se destaca”.

“Não desistiu” – Emocionado, o vereador Thiago Ribeiro lembrou de toda a sua história na Escola Eduir junto à Leda, como aluno e educador. “Tenho um amor incondicional por essa mulher. Ela faz parte da minha vida, da minha história”, disse. “Ela não é uma chefe, ela é líder. Tirou a escola dos índices baixos, conseguiu unir a escola e a comunidade. Ela não é só diretora, faz papel de ‘mãe’”. O vereador lembrou que ela sempre disse aos alunos para olharem para cima e que batalhou para que a escola acompanhasse o crescimento do bairro, para que os alunos da comunidade pudessem estudar no local. “Obrigado por lá atrás nunca ter desistido de mim. A senhora está no meu coração, nas minhas palavras e no meu pensamento”, finalizou.

Após receber as homenagens, Leda discursou lembrando de todo o trabalho, desafios e alegrias que enfrentou na escola. “Faço parte de uma família de educadores. Carrego o anel de educadora da minha avó, ela deixou esse legado para a gente”, contou. Ela também atribuiu ao trabalho conjunto os sucessos alcançados pela Escola Eduir. “Não quer dizer que a gente não tenha problemas, mas vejo muita gente com coragem de resolver. A nossa história foi construída com todo mundo. A paixão pela escola eu não quero perder nunca. Eu não desisto do Thiago, como não desisto de nenhum aluno”, enfatizou.

Na solenidade, Leda Maria Lacerda Zinsly ainda recebeu a moção de aplausos 108/2022, também de autoria de Thiago Ribeiro, pelos 40 anos de serviços prestados à rede estadual de ensino e pelos 20 anos à frente da Escola Eduir.

No vídeo, nesta página, é possível acompanhar a íntegra da reunião solene.

Paulo Camolesi Acácio Godoy Thiago Ribeiro Homenagem

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas