EM PIRACICABA (SP) 15 DE DEZEMBRO DE 2021

Evento aborda lançamento do livro “Um Tempo Bem Melhor Para se Viver”

Publicação destaca o contexto histórico sobre a trajetória do movimento trabalhista brasileiro




Toque na imagem para aumentar

Evento contou com a participação do autor, o historiador Wendel Pinheiro

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O gabinete do vereador Cassio Luiz Barbosa (PL), o Cássio "Fala Pira", promoveu, nesta quarta-feira (15), uma roda de conversa para apresentação do livro “Um Tempo Bem Melhor Para se Viver”. O evento contou com a participação do autor, historiador Wendel Pinheiro. Também participaram os vereadores Zezinho Pereira (DEM) e Paulo Campos (Podemos).

Autor de obras como “História do Movimento Progressista Brasileiro” (2016) e “A história de uma juventude trabalhista, popular e socialista” com Everton Gomes (2019), Wendel Pinheiro é escritor, historiador e também membro do Centro de Memória Trabalhista e do Diretório Nacional do PDT.

Pela obra “Um Tempo Bem Melhor Para se Viver”, lançada em 2021, Wendel Pinheiro propõe contar sobre a trajetória histórica do trabalhismo brasileiro desde Getúlio Vargas, passando por Leonel Brizola, João Goulart, Darcy Ribeiro e Abdias Nascimento.

De acordo com o historiador, o livro destaca o contexto histórico sobre a ótica dos militantes. “A gente tinha que entender que muitas das posições da juventude eram posições reativas ou posições de protagonismo político em relação ao Partido Democrático Trabalhista”, disse.

No período pandêmico pela Covid-19, Pinheiro destacou que houve dificuldade para a produção da obra. “Começamos a pesquisar na pandemia, o que atrapalhou fazer as entrevistas para completar lacunas no campo da história oral e poderíamos ter entrevistas de vários quadros, histórias, dirigentes, militantes e assim sucessivamente”, destacou.

O vereador Cassio Luiz enfatizou que a obra destaca um importante legado político da história do Brasil. “Parabéns pelo livro. É importante destacar a história de pessoas que fizeram história, como Leonel Brizola, hoje ícone da política. É um livro interessante, principalmente as pessoas que gostam da causa social, da causa trabalhista”, pontuou.

Para Zezinho Pereira, é importante ressaltar a importância da leitura. “Queria dizer que tudo que aprendemos na vida é valioso. A leitura é algo que não se tira de ninguém, quando você lê um livro, ele fica com você”.

Cultura Cassio Luiz

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas