EM PIRACICABA (SP) 13 DE DEZEMBRO DE 2022

Executivo pretende criar subprefeituras em Piracicaba

Em entrevista ao programa Primeiro Tempo, o vereador Josef Borges, líder do governo da Câmara, deu detalhes sobre projetos do Executivo




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




O vereador Josef Borges (Solidariedade) participou do programa Primeiro Tempo, exibido na noite desta segunda-feira (12), ao vivo, pela TV Câmara.

Líder de governo no mandato do prefeito Luciano Almeida (sem partido), o vereador deu detalhes sobre o projeto de lei complementar 16/2022 e o projeto de lei 200/2022, ambos de autoria do Poder Executivo.

Ele também falou sobre a possibilidade da criação de uma subprefeitura no distrito de Artemis.

Investimentos – Aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (12), o projeto de lei complementar 16/2022 permite alterações no zoneamento do Itaperu com o objetivo de transformar a área de mista para exclusivamente comercial.

De acordo com Josef Borges, a implantação da nova fábrica da Klabin no local vai gerar 700 empregos só na construção e depois serão gerados 500 empregos diretos. “O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Luiz Guidotti Jr., está trabalhando duro para trazer mais empresas e isso é muito importante para a região de Artêmis”, afirmou o vereador.

Ele destacou que o Itaperu fica no distrito de Artemis e a instalação da Klabin e outras empresas vai fazer com o que “a região norte e o distrito de Artêmis tenham um desenvolvimento ainda maior”.

Secretarias – Questionado sobre o projeto de lei 200/2022, que extingue o Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), a Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) e faz modificações em secretarias municipais com o objetivo de criar uma nova pasta, a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial) e a Corregedoria Geral do Município, o vereador esclareceu que na realidade trata-se de uma união.

Segundo Josef Borges, desde 2012 o TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) 2012 faz um apontamento para que ocorram essas alterações, já que o Ipplap e a Emdhap têm dotações orçamentárias da prefeitura e o correto é ter uma dotação própria.

“Resolveu-se fazer esse agrupamento porque assim o município terá uma secretaria para cuidar da habitação, de interesse social e de interesse especifico, e também o Ipplap dando toda essa estrutura e conhecimento que Piracicaba precisa para o seu desenvolvimento”, explicou. De acordo com o parlamentar, a aprovação do projeto de lei – que está em andamento na Câmara – irá melhorar os serviços já que tudo será um concentrado e com uma dotação orçamentária própria.

Artemis – Josef Borges informou que está sendo implantada uma zeladoria no distrito de Artemis que, segundo ele, é uma forma de descentralizar o poder e a “própria comunidade tomar conta do que é seu”.

O vereador afirmou que, provavelmente até o primeiro trimestre de 2023, seja implementada a zeladoria e depois, mais para frente, se tornará subprefeitura.

“O governo Luciano Almeida pretende instalar até o final do mandato pelo menos três subprefeituras. A cidade foi dividida em 9 regiões, mais Tanquinho e o Distrito de Artemis”, afirmou.

A entrevista completa pode ser assistida no vídeo presente na matéria.

Legislativo Josef Borges

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas