
Vereador visita Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil
Visitas podem ser feitas até 5 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h
São 28 fotografias e ilustrações, que estarão dispostas em 34 painéis
Crédito: Sidney JrCriada no segundo semestre do ano passado para marcar o Centenário da Imigração Japonesa em Piracicaba, a exposição Olhares Reminiscentes chega ao Espaço Cultural do Fórum Dr. Francisco Morato da Comarca de Piracicaba, como parte do projeto Arte no TJ. A visitação tem início na próxima quinta-feira (7) e segue até 5 de abril, das 12h30 às 18h.
A mostra surgiu a partir de uma parceria do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba com o gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB). É composta por 34 painéis com fotografias em preto e branco do estagiário Sidney Júnior e da ex-estagiária Thaís Passos, além de ilustrações do estagiário de design Felipe Stevanatto, sob curadoria dos repórteres fotográficos Davi Negri e Fabrice Desmonts.
A proposta é ilustrar o sentimento, a história e o orgulho japonês, a partir de relatos de personagens sobre a imigração japonesa na cidade, que teve início em 1918. As imagens foram captadas durante a produção do documentário Kansha: 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba, também de responsabilidade do Departamento de Comunicação.
O interesse para que a exposição ocupasse o Fórum veio da escrevente técnico judiciário Eliana Spadotto, organizadora do espaço cultural, ao saber das atividades feitas por Pedro Kawai para comemorar o centenário da imigração japonesa, completados em 7 de setembro de 2018, data em que a exposição foi oficialmente aberta, no hall do salão nobre da Câmara. Além deste espaço, as obras ocuparam o andar térreo do prédio anexo da Câmara --ainda em setembro-- e seguiram para o Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, em outubro.
Sobre o fator que mais lhe chamou a atenção na mostra, Eliana lembra das primeiras pinturas a que se tem notícia no mundo, conhecida como arte rupestre, ao fazer a analogia sobre a forma como a comunidade japonesa colaborou com a cidade. “A arte conta nossa história e, nesse sentido, o conteúdo da exposição é muito importante, pois traz um olhar sobre a cultura japonesa, que trouxe várias contribuições para o país. Em Piracicaba são várias referências, da paixão das pessoas pelo karaokê, por exemplo, até o fascínio pela gastronomia”, diz Eliana.
Primeiro vereador descendente de japoneses em Piracicaba, Kawai disse que o importante é o reconhecimento dado à colônia. "É a forma de lembrarmos a história de nossos ancestrais, tudo o que produziram ao longo dos anos e também de homenageá-los. A maior contribuição que eles nos deixaram é o ensinamento de que todos somos uma árvore e temos que fortalecer as raízes, fazermos um mundo melhor”, reforça o parlamentar, que é vice-presidente da Câmara na legislatura 2019-2020.
Eliana lembra que o projeto Arte no TJ é pensado no público frequentador do Fórum e também nos servidores, como forma de amenizar as tensões de um ambiente que, muitas vezes, é conhecido apenas pela formalidade. “A pessoa vem para um Fórum buscar a resolução de conflitos. Em alguns casos, já chega tensa, não acha que vai encontrar uma exposição. Enquanto aguarda uma audiência, tem a oportunidade de apreciar um quadro, uma escultura, fotografias, e de ficar mais tranquila”, diz, ao citar que aproximadamente 1.000 pessoas frequentam o Fórum a cada dia.
OCUPAÇÃO – Eliana explica que a proposta de ocupação artística do Fórum local nasceu em 2007, abraçada pelo então diretor, Wander Pereira Rossette Júnior, que criou em 2013 o espaço cultural. Três anos depois, quando o juiz Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva assumiu a direção, o apoio também foi irrestrito. Já o projeto Arte e Cultura no TJ foi lançado em 2014 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
“Em 2007, possuíamos uma exposição de obras produzidas por funcionários e familiares. Alguns anos depois surgiu o projeto Arte e Cultura no TJ, com o objetivo de humanizar o Judiciário, e a proposta seguiu para outros fóruns do interior de São Paulo. Com a criação do Espaço Cultural do Fórum Dr. Francisco Morato da Comarca de Piracicaba, a gente passou a programar exposições mensais. É um espaço sempre aberto a quem quiser participar”, informa.
Além da exposição Olhares Reminiscentes, que pode ser vista no piso térreo, o Fórum recebe no mesmo período, porém no corredor do andar superior, a mostra Mulheres da Apap, com trabalhos de artistas da Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos pensados para marcar o Dia Internacional da Mulher.
SERVIÇO – Exposição Olhares Reminiscentes, no projeto Arte e Cultura no TJ. De 7 de março a 5 de abril, das 12h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, no andar térreo do Fórum Dr. Francisco Morato da Comarca de Piracicaba (rua Bernardino de Campos, 55, bairro Alto). Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-4177.
Vereador visita Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil
Vereador participa de reunião sobre atualização de leis municipais sobre Libras
Novo site da Câmara aposta em modernidade, transparência e navegação intuitiva
Vereador acompanha reforma de telhado na Escola Municipal Prof. Milton Rontani
Em visita ao bairro Santa Rosa, vereador verifica demandas da comunidade
Vereador solicita substituição e manutenção de bebedouros no bairro Monte Alegre
Atividades da Escola do Legislativo reúnem 1.473 participantes no semestre
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Câmara contempla delegação campeã da fase regional dos Jogos da Melhor Idade
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador solicita instalação de lombada no Jardim Planalto
Vereador cobra limpeza e placas contra descarte irregular na zona rural
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes