EM PIRACICABA (SP) 22 DE OUTUBRO DE 2021

Fatos curiosos e pitorescos marcaram Piracicaba do século 19

Atas da Câmara retratam o cotidiano da cidade no início da década de 1850




Toque na imagem para aumentar

Atual praça José Bonifácio




A série Achados do Arquivo, nesta sexta-feira (22), traz diferentes aspectos do cotidiano de Piracicaba, nos anos de 1853 a 1854, em atas que registram fatos curiosos e pitorescos, como a decisão do Governador da Província em comunicar que as Câmaras Municipais não teriam mais o direito de requisitar polícias para matar porcos, cães e cobras, que vagavam pelas ruas; mas, que poderiam ajustar para esta função os jornaleiros.

Para esta matança de animais, a Câmara de Piracicaba também autorizou a utilização de veneno para extinguir os cães, cabras e porcos. O Governador do Província também foi arrolado pelos vereadores, em pedido para que a mala do correio, vindo de Araraquara até Rio Claro, pudesse chegar até aqui, pois isto não iria aumentar as despesas, além de encurtar o tempo de demora, de cinco para dois dias, na chegada das correspondências.

Também por deliberação dos vereadores da época, foi autorizada a construção de dois chafarizes na cidade, a exemplo do instalado na antiga praça central, que mais tarde seria a José Bonifácio, conforme foto acima. O conserto do frontispício, ou fachada frontal da Igreja Matriz, também foi outra deliberação da Câmara, que ainda decidiu sobre os reparos na cobertura de taipa do cemitério, sendo reforçado e a proibição de se tirar pedras do carreador, junto à porteira, para permitir a passagem dos carros, no Engenho.

Na ata da sessão do dia 6 de janeiro de 1854, na folha 30, consta a Freguesia de Santa Bárbara, que naquela época pertencia à Piracicaba, que necessitava de uma cadeia para abrigar os presos, bêbados e outros indivíduos.

O calçamento da rua do Comércio, que nos dias atuais é a rua Governador, também foi objeto de decisões da Câmara, devido aos constantes alagamentos que penalizavam a população. O pagamento de impostos para edificações térreas e sobrados também foi outro assunto deliberado pelos vereadores.

A canalização do rio Itapeva, conforme foto acima, no centro da cidade, e a ponte sobre o rio "Corumbatay" foram outros assuntos deliberados pelos vereadores daquela época. Também se atribuiu penalizações e multas às pessoas que deixavam cães e cabras soltas pelas ruas.

Os registros destas manifestações na cidade estão inscritos em ata, preservada e sob a guarda do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba, ligado ao Departamento Administrativo e de Documentação.

A publicação integra a série "Achados do Arquivo", criada pelo setor de Documentação, em parceria com o Departamento de Comunicação Social, com publicações no site da Câmara, todas às sextas-feiras, é uma forma de tornar acessível ao público as informações do acervo da Casa de Leis.

Achados do Arquivo Documentação

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Anexos:
digitalização 17-04 e 27-03.pdf

transcrição 27-03-1853, 17-04-1853 e 06-01-1854.pdf


Notícias relacionadas