EM PIRACICABA (SP) 25 DE AGOSTO DE 2021

Fiscalização da merenda em escolas revela irregularidades

Vereadores visitaram escolas, após a empresa Nutriplus reassumir o fornecimento da merenda escolar




Toque na imagem para aumentar

Vereadores Cássio Luiz, Thiago Ribeiro e Acácio Godoy

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Thiago Ribeiro (PSC), relator da Comissão Permanente de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara, e os vereadores Cássio Luís Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL) e Acácio Godoy (PP), presidente e relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Merenda, realizaram visitas nesta quarta-feira (25) em algumas unidades escolares da região norte de Piracicaba. Eles averiguaram o funcionamento da distribuição da merenda escolar, que passou ser feita novamente pela Nutriplus, empresa que é investigada na CPI e que venceu a licitação emergencial por 180 dias no valor de R$ 21 milhões

Durante as visitas às escolas, os vereadores informaram que foram levantadas informações referentes à falta de produtos, ausência de merendeiras, acúmulo de funções e ainda unidades que dispensaram alunos nos últimos dias por não haver merenda disponível.

Os parlamentares relataram também outro caso. Nos primeiros dias do contrato da Nutriplus, as merendeiras estavam sem EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para trabalhar e algumas sem treinamento prévio para preparar as refeições, o que ocasionou a troca de cardápios. Em uma das escolas, a merendeira que foi contratada no sábado (21) não sabia preparar o arroz carreteiro, que está no cardápio nutricional do Município.

Segundo os parlamentares, algumas merendeiras relataram terem sido contratadas como ajudantes de cozinha, sem experiência e não foram orientadas em como proceder com o preparo da alimentação. Em uma das escolas, a direção e coordenação da unidade escolar prepararam a merenda em conjunto com as profissionais. 

Além disso, os vereadores disseram também que em uma das escolas foram queimados 4 quilos de arroz e jogada fora uma quantidade de legumes. Em outra unidade, a merendeira que está trabalhando sem ajudante na cozinha tem que, sozinha, preparar a refeição, lavar toda louça e ainda servir as crianças.

O vereador Paulo Camolesi, membro da CPI da merenda, não pode acompanhar a diligência e enviou dois assessores para representá-lo.

Todas as informações constatadas foram pautadas pelos parlamentares que informaram que irão cobrar providências do Poder Executivo.

Educação Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas