EM PIRACICABA (SP) 21 DE JUNHO DE 2022

Homenagem ao programa de varejões municipais gera discordâncias

A vereadora Silvia Morales (PV) foi autora da moção de aplausos que congratula a Sema pelos 40 anos dos varejões na cidade; parlamentares divergiram




Toque na imagem para aumentar

A vereadora Silvia Morales (PV) é autora da moção de aplausos que congratula os 40 anos dos varejões municipais de Piracicaba

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) será homenageada pelo aniversário de 40 anos da criação dos varejões municipais. A moção de aplausos 96/2022 é de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo "A cidade é sua", e foi aprovada na 26ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (20).

Segundo o texto da propositura, os varejões foram criados em 1982 com o objetivo de fortalecer a produção agrícola da cidade, garantir a segurança alimentar e nutricional da população, apoiar o trabalho dos agricultores e aproximá-los dos consumidores, facilitar o acesso, em bairros periféricos, a alimentos de qualidade e com preço justo, entre outros. 

No município, existem hoje, ainda segundo a moção, 25 varejões municipais, que comercializam em média 800 kg de alimentos por semana. Eles geram, de forma direta ou indireta, cerca de 1 mil empregos para a cidade e região, dentre produtores rurais, comerciantes, auxiliares e fornecedores. 

DISCUSSÃO Silvia Morales defendeu o sucesso do programa de varejões: “isso mostra que, quando existe uma política pública importante e eficiente, ela vem para ficar, independentemente de gestão”, assinalou a autora da moção. O vereador Zezinho Pereira (União Brasil) concordou com a importância dos varejões. “Esse foi um projeto tão interessante para a cidade que ele se consolidou e até hoje ajuda o homem do campo”, pontuou, em consonância com a parlamentar.

O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) também participou da discussão, tecendo críticas à secretaria – falha em sua atuação, segundo ele. “Não dá para fazer moção de aplausos à Sema. O varejão é uma unidade do que a secretaria administra. Ela coordena as estradas municipais. Os vereadores estão contentes para dar uma moção de aplausos?”, questionou. O parlamentar enfatizou que seu voto seria contrário também porque, segundo ele, a maioria dos varejões está malcuidada. 

O vereador Wagner Oliveira, o Wagnão (Cidadania), por sua vez, destacou que seu voto seria favorável pela luta dos permissionários que trabalham nos varejões: “esse trabalho de 40 anos é digno de homenagem. Agora, se fosse ‘pelos 40 anos de cuidados com as estradas rurais’, eu não votaria a favor”. 

Em aparte, o vereador Fabrício Polezi (Patriota) deu ênfase à redação da propositura, que se destina à secretaria, especificamente. “A moção é para a Sema e ponto final. Quantas vezes vamos pedir o uso dos varejões e nem resposta temos?”, criticou. 

Zezinho Pereira voltou a se posicionar, afirmando que a homenagem fortaleceria os trabalhadores dos varejões, por isso votaria a favor. “Ser contra isso é ser contra os permissionários. É inaceitável”, defendeu o parlamentar.

A vereadora Rai de Almeida (PT), em sua fala, condenou a postura dos pares. “A moção elogia uma política de abastecimento. Votar contra uma moção dessa natureza por rancor é falta de visão do que é uma política é lamentável”, declarou. Ela enfatizou, também, seu voto favorável, desejando “outras políticas de tamanha durabilidade no município”.

O vereador Gilmar Rotta (PP) sugeriu alteração na redação da propositura. “Estou votando a favor dessa moção pelos produtores rurais. Eles merecem nossos aplausos. Eu faria um destaque, que essa moção fosse entregue aos permissionários, não à Sema”, argumentou. 

Não houve consenso sobre a sugestão de destaque que, por fim, foi retirada. O texto original da propositura foi aprovado com 19 votos favoráveis e 2 contrários, e a data de entrega da honraria ainda será definida. 

A discussão pode ser conferida, na íntegra, no vídeo disponibilizado acima.

 

Legislativo Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta Wagner Oliveira Zezinho Pereira Rai de Almeida Fabricio Polezi Silvia Maria Morales

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas