EM PIRACICABA (SP) 11 DE FEVEREIRO DE 2021

Integrantes de entidades colaboram com projeto de banheiro acessível

Membros do Comdef, da Associação dos Ostomizados e da Avistar foram convidados a dar sugestões para proposta de reforma dos banheiros do 1º andar do prédio principal.




Toque na imagem para aumentar

Eduardo e Wander em conversa com Lais




Representantes do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), da APO (Associação Piracicabana dos Ostomizados) e da Avistar (Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba) contribuíram com sugestões ao projeto de remodelação dos banheiros masculino e feminino situados no primeiro andar do prédio principal da Câmara.

A reforma tem como objetivo torná-los adaptados a pessoas com deficiência e ostomizadas. A atualização dos projetos base e executivo, com as sugestões dos representantes das entidades, e a elaboração da planilha de custos, na sequência, são as etapas que precedem a abertura da licitação para a contratação da empresa que fará a obra. A iniciativa é mais uma do rol de ações colocadas em prática pelo "Câmara Inclusiva", que visa à promoção da inclusão e da acessibilidade no Legislativo piracicabano.

O projeto de remodelação prevê reconstruir os banheiros (o masculino tem 8,6 metros quadrados, e o feminino, 8,58), conferindo novo desenho às atuais duas cabines existentes e adequando aquela mais próxima à entrada a pessoas com deficiência e ostomizadas, dotando-a de área maior, suportes e peças sanitárias próprias.

Convidados pelo grupo de trabalho do "Câmara Inclusiva" a colaborar com o projeto, o fundador da APO, Ademir Barbosa, esteve na Câmara na quarta-feira (10), enquanto Wander Viana Santos, coordenador do Comdef, e Eduardo Duazzini, professor na Avistar, visitaram a Casa nesta quinta-feira (11).

Eles foram recepcionados por três integrantes do grupo de trabalho: o diretor Bruno Didoné de Oliveira, do Departamento de Documentação e Transparência, a servidora Érica Aparecida Cruz Dinis, da Escola do Legislativo, e a agente administrativa Lais Paroli, do setor de Compras do Departamento de Administração.

Os apontamentos para aprimorar o projeto, que já segue as normas técnicas exigidas por lei, visam garantir maior conforto e funcionalidade no uso dos banheiros acessíveis, destacou Lais Paroli, que documentou as sugestões de Ademir, Wander e Eduardo. "Eles consideraram o projeto bem adequado, seguindo todas as normas, porém fizeram alguns apontamentos extras que não são exigidos pela lei, mas que eles sabem que são benéficos para as pessoas que precisam das adaptações", comentou a agente administrativa.

As sugestões englobam o acréscimo de um botão antipânico (para o caso de a pessoa passar mal ou cair dentro do banheiro e precisar ser socorrida); a adoção da cuba de embutir, ao invés da sobreposta; a remoção de uma prateleira que haveria sob a pia, para facilitar o uso por cadeirantes; a aplicação de sinalizações de alto-contraste para pessoas com baixa visão; e a instalação de torneira, descarga e maçanetas de modelos acessíveis e de lixeira específicas (de pedal para ostomizados e basculante para cegos).

Wander observou que os banheiros do primeiro andar do prédio principal da Câmara, onde se situa o salão nobre, são bastante utilizados em eventos. "O projeto está bem feito. Demos somente algumas sugestões e alertas para coisas básicas, como a lixeira. Essa reforma é pertinente porque vai ser feita já com todas as adaptações nos banheiros deste andar, que são os mais usados", comentou.

"Fico muito feliz pelo convite do 'Câmara Inclusiva'. Tudo que é feito em parceria é positivo, porque às vezes alguns fazem coisas por si só e não pedem opinião. Acho importante o Comdef ser convidado a participar porque temos o conhecimento das necessidades da pessoa com deficiência. Isso só reforça o trabalho em conjunto do conselho com a Câmara", completou.

Ademir elogiou a iniciativa do Legislativo em tornar adaptados às pessoas ostomizadas os banheiros próximos ao salão nobre. Ele comemorou o fato de a cidade já contar com cerca de 40 instalações semelhantes, em locais como hospitais, os cinco terminais de ônibus e a biblioteca. "A utilidade do banheiro é muito grande, serve também para os incontinentes", acrescentou o projetista civil, que já atuou como fiscalizador de acessibilidade no Comdef.

Câmara Inclusiva

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas