EM PIRACICABA (SP) 26 DE OUTUBRO DE 2022

IPTU rural: comissão de estudos pede esclarecimentos sobre cobrança

Primeira reunião da comissão de estudos criada para tratar do assunto foi realizada na manhã desta quarta-feira (26)




Toque na imagem para aumentar

Reunião da comissão de estudos foi realizada na manhã desta quarta-feira (26)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Com objetivo de analisar dados e assim avançar nos projetos técnicos e jurídicos, a comissão de estudos criada com a finalidade de analisar, avaliar e propor encaminhamentos acerca de imóveis com características rurais que, devido ao avanço no perímetro urbano de Piracicaba, foram submetidos à cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), convocará servidores da Secretaria de Finanças e do IPPLAP (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba) para esclarecimentos.

A convocação partiu da necessidade de analisar o montante de dívidas dos produtores rurais que não conseguiram pagar os novos valores gerados pela cobrança do IPTU e do melhor entendimento sobre o avanço do perímetro urbano, que permitiu que as propriedades da zona rural se enquadrassem em propriedades urbanas. A comissão de estudos é formada pelos vereadores Gilmar Rotta, presidente, Laércio Trevisan Jr., relator, e Paulo Henrique, membro. 

“Precisamos ter mais dados em mãos para que a gente possa resolver esse imbróglio e essa situação que está discriminando os produtores rurais que estão na zona rural, produzindo para a população de Piracicaba. Eles não têm condições de pagar uma área de dois, três, quatro alqueires e pagar o valor absurdo de mais de 100 mil reais de IPTU”, afirmou o presidente da Câmara e da comissão de estudos, Gilmar Rotta.

De acordo com Trevisan Jr., relator da comissão, a cobrança do imposto provoca um “impacto muito grande” aos proprietários rurais e existem valores que são impagáveis. “Através dessa comissão de estudos, estamos tentando mudar essa situação no município de Piracicaba”, afirmou.

Trevisan Jr. é autor do projeto de lei complementar 15/2019, em tramitação na Casa, que propõe a remissão do pagamento dos créditos tributários referentes ao IPTU e Taxas de Serviços Públicos de imóveis da zona rural que foram transformados em zona urbana entre 2016 e 2019.

Co-autor da resolução 6/2022, que constituiu a comissão de estudos, o vereador Acácio Godoy destacou que os critérios que permitem que os proprietários possam pleitear a  isenção IPTU e solicitar a incidência do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) não atendem a realidade de algumas culturas e também de algumas áreas que eles (os proprietários) entendem que não deveriam ser classificadas como área urbana. “Essa comissão irá promover um amplo debate sobre a questão de maneira que se resolva o problema”, afirmou.

A comissão contou com o apoio técnico do Departamento Legislativo e da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal de Piracicaba. A próxima reunião está agendada para o dia 7 de novembro (segunda-feira), às 10h.

Leia mais:

Comissão de Estudos irá analisar cobrança de IPTU de produtores rurais

Proprietários rurais pedem revisão de regras para isenção de IPTU

 

Zona Rural Laércio Trevisan Jr Paulo Henrique Gilmar Rotta Acácio Godoy

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas