EM PIRACICABA (SP) 24 DE SETEMBRO DE 2019

Isac Souza amplia debate sobre educação para o trânsito nas escolas

Parlamentar reuniu-se, na tarde desta terça-feira, com a comandante da GCM, Lucineide Aparecida Maciel, para explicar as ações do Fórum sobre Educação para o Trânsito.




Toque na imagem para aumentar

Após inteirarem-se das ações do Fórum, tanto a GCM, quanto os representantes da Secretaria de Educação, prometeram juntar esforços para levar conhecimento às crianças.

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Com objetivo de buscar, identificar e planejar ações formativas e de conscientização para os cidadãos, além de produzir, executar, divulgar e propor conteúdo audiovisual, digital e gráfico sobre a educação para o trânsito, o vereador Isac Souza (PTB) reuniu-se, na tarde desta terça-feira (24), na sede da Guarda Civil de Piracicaba, com a comandante e o subcomandante da GCM, Lucineide Aparecida Maciel e Narzi Alves Novaes, com a supervisora municipal da Educação, Nair Paulino Fujita, e a assessora de gabinete, Teresinha Specht Finguerut.

No encontro, o parlamentar explicou as ações do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito, da qual é autor, e que busca conscientizar a população sobre as questões relacionadas ao trânsito, por meio de reuniões com autoridades, entidades e sociedade civil.

A intenção inicial do vereador era a de contribuir, de alguma forma, com o programa GCEP (Guarda Civil Educação é Prevenção), aplicado aos alunos do 5º ano, nas escolas municipais e que tem como objetivo orientar as crianças com temas ligados às questões sociais.

Sua preocupação principal era a de introduzir na cartilha do programa, que alerta, de forma lúdica, sobre malefícios causados pelo uso das drogas, alcoolismo e violência doméstica, conteúdo de educação para o trânsito. Durante a reunião, a comandante da GCM, Lucineide Aparecida Maciel, informou que a cartilha já foi atualizada com temas sobre o trânsito e será aplicada, em 2020, aos alunos contemplados pela iniciativa.

Após inteirarem-se das ações do Fórum, tanto a GCM, quanto os representantes da Secretaria Municipal de Educação, prometeram juntar esforços para levar conhecimento às crianças, que, para o vereador, são as multiplicadoras do saber.

“As estatísticas que apontam o número de mortes no trânsito, não param de crescer, principalmente, as que envolvem motociclistas. Por isso, precisamos somar esforços para multiplicar conhecimentos e fortalecer, cada vez mais, a prevenção. Prevenir é a melhor forma de educar, é sempre o melhor caminho”, alertou Isac.

Na ocasião, o vereador trouxe à discussão a questão da escolha adequada do transporte escolar para as crianças. Segundo ele, é fundamental que os pais se atentem à contratação de vans escolares regularizadas. Ele estuda a possibilidade da criação de uma lei que obrigue as instituições de ensino da cidade a divulgarem, semestralmente, que é o prazo para validação e vistorias das vans, a lista de condutores autorizados a transportar crianças.

“A ideia é dar publicidade a lista dos condutores autorizados, já divulgados pela Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), mas que não chega ao conhecimento de todos”, explicou o vereador, que recebeu apoio das representantes da Secretaria de Educação.

Ele ressaltou que a participação da escola se daria, apenas, para divulgação do site da Semuttran, porque, quem toma a decisão final são os pais. “Uma vez no site, a lista de condutores autorizados é informação pública, portanto, a ideia é que a escola possa fazer a divulgação isenta dela”, afirmou.

Lucineide sugeriu, ainda, alinhamento das escolas com a Semuttran, a fim de promover maior divulgação da lista no início dos períodos letivos.  

O parlamentar colocou-se à disposição das autoridades para ampliar, cada vez mais, o debate em torno das questões sobre o trânsito. Ele comentou que a próxima reunião do Fórum, a ser realizada no dia 7 de outubro, tratará dos problemas relacionados ao uso do celular no trânsito, que causam, na maioria das vezes, a morte do condutor.  

“As pessoas estão sempre nos perguntando se, após às 23h, não é preciso parar nos semáforos ou a como reagir, por exemplo, a veículos oficiais que tentam a ultrapassagem. Muita gente não tem certeza se essas informações são mitos ou realidades. E é esse o objetivo principal do Fórum, esclarecer essas questões”, informou o vereador.

Os comandantes da GCM agradeceram o parlamentar pela preocupação com as crianças e manifestaram apoio ao Fórum, além de disponibilizarem-se para contribuir com a elaboração de materiais educativos sobre o tema.

 

 

Fórum de Educação para o Trânsito Isac Souza

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas